CONSURGE promove oficina para municípios da Região Ampliada de Saúde do Leste de Minas

Imagem

Secretários municipais de Saúde de 32 municípios e diretores de hospitais da Região Ampliada de Saúde do Leste de Minas participaram, na última terça-feira, (24/06), de oficina promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE). Esses municípios serão a porta de entrada da Rede de Urgência e Emergência na região e vão receber ambulâncias destinadas ao atendimento do SAMU, as Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA).

A oficina foi realizada na Associação dos Municípios do Vale do Rio Doce (ARDOCE) em Governador Valadares e contou com a participação do técnico da Gerência de Processo da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Gustavo Dias da Costa Martins, e da referência técnica da Macroleste da SES, Micheli Fernandes da Silva, que apresentaram a forma de utilização dos R$ 30 milhões que serão empregados na adequação dos hospitais na implantação da rede e a plena utilização desse investimento a partir de 2015, além da respectiva prestação de contas.

O diretor executivo, Anfilófio Salles Martins, e o assessor técnico, Narcélio Alves Costa, falaram sobre o andamento dos trabalhos do CONSURGE e explicaram a planta baixa da Central Operativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional, que será construída em Governador Valadares e a planta baixa das Bases Descentralizadas. “A oficina foi extremamente produtiva, uma vez que os técnicos do estado conseguiram esclarecer todas as dúvidas apresentadas pelos gestores municipais de Saúde e diretores dos hospitais da rede”, ressaltou Narcélio Alves Costa.
Essa iniciativa do Governo do Estado irá beneficiar 86 municípios das macrorregiões de saúde de Governador Valadares e Coronel Fabriciano a partir de uma gestão conjunta de alguns serviços públicos, como o SAMU regional, responsável pelo atendimento pré-hospitalar. 

A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, destacou o envolvimento dos municípios na implantação da Rede. “Os municípios da Região Ampliada de Saúde do Leste de Minas estão comprometidos e envolvidos na construção da Rede de Urgência e Emergência e o CONSURGE vem consolidar e operacionalizar esta ação do estado na região”, pontuou.
Estiveram presentes também no evento, o presidente do Conselho Diretor do CONSURGE e prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves Filho, o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, e a assessora Jurídica do Consórcio, Keila Queiroga Zulato.

Operacionalização

O CONSURGE contará com uma Central Operativa (192) em Governador Valadares, responsável por receber as ligações, fazer o mapeamento, avaliar a gravidade, orientar, indicar o melhor atendimento e o melhor deslocamento de veículos para a unidade hospitalar.

O investimento do estado prevê ainda 29 ambulâncias do tipo USB e 8 do tipo USA equipadas com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e tripuladas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e socorrista, distribuídas tecnicamente ao longo da malha rodoviária de ação e dentro dos municípios.
Minas Gerais já implantou outras quatro Redes de Urgência e Emergência – Macro Norte, Macro Nordeste/Jequitinhonha, Centro-Sul e Sudeste. Nos próximos meses as redes Macro Sul, Macro Centro e Macro Leste vão entrar em operação. Outras redes estão programadas para cobrir as macros Leste do Sul e Noroeste.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima