O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou nesta sexta-feira (28/4) do I Congresso Mineiro de Consórcios Intermunicipais no Centro de Convenções do Hotel Tauá, em Caeté.
Os consórcios são iniciativas de municípios localizados em áreas geográficas próximas que se associam para gerir conjuntamente serviços para estas localidades. Em Minas são cerca de 140 em atividade e que atuam em diversas áreas, como saúde e educação.
O Presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil, Wellington Rodrigues, ex-prefeito de Mar de Espanha, confirma a importância dessas organizações, pois elas se apresentam como de muita relevância para a prestação dos serviços de Saúde. Ele reforçou a importância de programas da Secretaria de Saúde, como o Transporta SUS, que tem feito fortes investimentos para a renovação da frota que leva moradores de sua cidade de origem ao local da realização de exames e consultas. Foram investidos pelo estado cerca de R$ 120 milhões para aquisição de micro-ônibus e outros R$ 80 milhões para o custeio do serviço.
O secretário Fábio Baccheretti citou os Consórcios de Samu em Minas, que atenderão todo o estado ainda este ano. Além disso, a frota aérea será incrementada com a chegada de 3 novas aeronaves para complementar o serviço. “O consórcio é algo muito estratégico para a saúde e continuaremos com esse olhar especial, pois eles não são apenas fazedores de exames. Os consórcios são estratégicos dentro de nossos gargalos, mas também na melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde”, disse o secretário.
“Nós temos como objetivo nos próximos 4 anos utilizar os consórcios como uma ferramenta de acesso para o paciente e também para que os municípios possam ter uma organização melhor na sua gestão”, completou Baccheretti.
Autor: Jornalismo SES-MG