Conferência Municipal de Saúde de Araxá reforça importância da intersetorialidade no SUS

Foto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Araxá

Evento reuniu gestores, profissionais da saúde e comunidade para debater propostas de fortalecimento da rede de cuidados integrados no município

Nos dias 11 e 12/7 de 2025, Araxá sediou a 12ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Intersetorialidade na saúde em Araxá: Importância da abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS) como um recurso de garantia de cuidados em saúde”. O evento foi promovido pela prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, no Auditório do Centro Universitário Uniaraxá, reunindo representantes do poder público, trabalhadores da saúde, usuários do SUS e entidades civis organizadas.

Na sexta-feira (11/07), a abertura oficial contou com mesa redonda de autoridades, e uma discussão sobre saúde com a população presente. No encerramento, a coordenadora de Regionalização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Sheila Beatriz Rezende de Oliveira, realizou a palestra magna sobre o papel da intersetorialidade na consolidação do SUS. 

De acordo com Sheila, para que a intersetorialidade se concretize, o trabalho interdisciplinar precisa estar incorporado no dia a dia dos profissionais de saúde. “É por meio dessa troca de saberes e estratégias que conseguimos garantir um cuidado ampliado e centrado na pessoa, envolvendo diferentes setores e redes públicas”, ressaltou.

A coordenadora também apresentou experiências exitosas de programas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola (PSE), a Política Nacional de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP) e o Programa Bolsa Família, reforçando a necessidade de articulação entre saúde, educação, assistência social e outros setores.

No sábado (12/7), os participantes se dividiram em grupos de discussões sobre os eixos temáticos, refletindo sobre os desafios e estratégias de fortalecimento do cuidado integral à saúde. As propostas elaboradas foram consolidadas na plenária final, culminando com a aprovação de encaminhamentos para o Conselho Municipal de Saúde.

A conferência foi mais um chamado à participação coletiva da comunidade junto aos atores responsáveis pela saúde do município, como profissionais, gestores e prestadores de serviços, reafirmando a intersetorialidade como diretriz técnica para a construção de uma saúde pública mais acessível e o chamado para transformações concretas em Araxá.

Por Sara Braga – SRS Uberaba

Rolar para cima