Conferência do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Varginha

O município de Varginha foi sede, no dia 14/4, da 5ª Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município, com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), e buscou trabalhar junto ao público-alvo composto por representantes municipais de trabalhadores, gestores e usuários, as políticas públicas e as relações trabalhistas e comunitárias voltadas a este segmento.

A referência técnica da Saúde do Trabalhador na SRS Varginha, Patricia Alves Pereira Carneiro, destacou a importância da realização de eventos voltados ao trabalhador e à trabalhadora, afirmando que “este é um momento importante de formação de diretrizes e propostas, além de eleger delegados para a etapa estadual. É a consolidação da participação da comunidade junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Representando a Regional de Saúde, o superintendente Luiz Paulo Riceputi Alcântara apresentou palestra sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Para o superintendente, este espaço caracteriza o momento de ouvir aqueles que conhecem os problemas ligados à Saúde do Trabalhador, que, conforme a Constituição Federal de 1988, se traduz por meio de um conceito ampliado de saúde, abarcando questões como precariedade, insalubridade e más remunerações.  

“São fatores que podem afetar diretamente a condição de saúde da população. Este espaço de democracia direta e participativa, de caráter consultivo, permite à população ser parte da elaboração das políticas, com a visão prática de quem vive aquela realidade. A sociedade pode e deve participar, propor e formatar as políticas públicas por meio da participação em dias como os de hoje”, frisou o superintendente.

  As propostas discutidas na conferência macrorregional subirão para a Conferência Estadual e, de lá, para a Conferência Nacional. “Temos, portanto, este canal para contribuirmos com as políticas relacionadas ao trabalho, que hoje é um determinante social da saúde”, finalizou.

Por Tânia Corrêa / Fotos: SRS Varginha

Rolar para cima