Conferência busca fortalecer a saúde do trabalhador na região Noroeste de Minas

Imagem

Será realizada nesta terça-feira (13/05) a I Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Ampliada de Saúde Noroeste. O objetivo da etapa regional é abordar o fortalecimento, a compreensão e a atuação do controle social, discutindo os problemas e propostas para uma efetiva implementação da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Os 33 municípios que compõem as Superintendências Regionais de Patos de Minas e Unaí participam do encontro, que antecede a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais, programada para os dias 29, 30 e 31 de maio. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba e Presidente Regional do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Leandra de Fátima Silva Costa, a definição métodos para estruturar a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos é essencial. “Espero que hoje, nós gestores, possamos sair daqui com propostas concretas para melhorar e efetivar a saúde do trabalhador e da trabalhadora”.

Da mesma forma, o Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, acredita que a implantação da Política de Saúde do Trabalhado e da Trabalhadora é muito importante para o controle social. “Estamos conscientizando os conselhos municipais da necessidade do trabalho em conjunto pra a realização da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de maneira completa. Superar as dificuldades e dar um passo de cada vez, é o inicio para apontar mudanças e corrigir o que deve ser corrigido”, enfatiza.

O presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Edimê Erlinda de Lima Avelar, considera uma honra participar dessa conferência, pois é necessário dar uma atenção maior para a saúde do trabalhador e da trabalhadora. “Os municípios precisam promover a saúde do trabalhador e trabalhadora para dar assistência de forma geral a todos”. Mesmo com algumas dificuldades, o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, destaca que graças aos trabalhadores notamos que a Saúde só tende a melhorar. “O SUS é sem sombra de dúvidas a segurança do cidadão de modo geral, é o amparo de todos. Os trabalhadores e trabalhadoras merecem toda atenção, uma vez que fazem o melhor para dar um atendimento de qualidade aos usuários”, finaliza.

Autor: Luciana Santiago.

Rolar para cima