Conexão Minas-Saúde Regional reúne secretários e prefeitos para discutir políticas públicas em saúde na microrregião de Saúde de São João del-Rei 

Representantes dos 18 municípios da Regional de Saúde participaram do encontro para troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas do SUS

Na quinta-feira (27/3), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei, promoveu o Conexão Minas -Saúde Regional,realizado na Universidade Federal de São João del-Rei. Além da equipe técnica da GRS, o Conexão Minas-Saúde Regional reuniu prefeitos, secretários de saúde e referências técnicas dos 18 municípios da microrregião de Saúde de São João-del-Rei. 

O evento faz parte de uma série de encontros realizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), com objetivo fortalecer o vínculo entre os municípios e as Unidades Regionais de Saúde (URS), promovendo a troca de conhecimentos e experiências. 

Durante o Conexão Minas-Saúde Regional, a equipe da GRS apresentou as diversas competências da unidade no âmbito da promoção da Saúde na área de abrangência da regional de saúde. A diretora da GRS, Edwalda Assumpção, enfatizou a importância da regionalização para a promoção da saúde pública gratuita e universal. 

“A Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei é, acima de tudo, uma extensão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG) na microrregião. A GRS tem a missão de promover as políticas públicas em Saúde; desenhadas pelo Estado de Minas Gerais na microrregião. Essas políticas em saúde pública são percebidas na Atenção Primária à Saúde e na construção de rede de Atenção Hospitalar; fortalecendo a rede de atendimento do SUS”, destacou a dirigente.

Edwalda Assumpção explicou também que a Regional de Saúde fomenta no território as políticas públicas de Vigilância em Saúde, que são fundamentais para promoção à saúde pública e prevenção de agravos.

A especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da SES-MG, Caroline Castro, pontuou que o evento foi pensado justamente para ser um espaço de trocas de experiências e fortalecimento das políticas públicas do SUS. “A microrregião de Saúde de São João del-Rei conta com uma equipe comprometida com a saúde pública na GRS. É uma satisfação presenciar esse evento nesta regional que, durante a pandemia da covid-19, por exemplo, aumentou o número de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), mostrando o comprometimento com a saúde pública da microrregião”, destacou a especialista.

Os municípios que fazem parte da regional de saúde

A microrregião de Saúde de São João del-Rei tem uma população total de, aproximadamente,  234 mil habitantes,  e abrange os municípios de Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes. 

Por:  Antonio Maria Ferreira / Fotos: Antonio Maria Ferreira

Rolar para cima