Conexão Minas-Saúde Regional reúne prefeitos e secretários de saúde do Triângulo do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, reuniu nesta terça-feira (25/03), prefeitos e secretários de saúde dos 27 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul no evento Conexão Minas-Saúde Regional, que ocorreu no Salão Nobre da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba. Representantes de consórcios intermunicipais de saúde, conselhos municipais e do conselho estadual de saúde também estiveram presentes.

Os encontros do Conexão Minas-Saúde Regional estão ocorrendo em todo o estado, visando fortalecer as políticas de saúde nas diversas regiões de Minas Gerais, por meio da comunicação e do fortalecimento do vínculo entre as pessoas que compõem a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram abordados os temas: Estrutura organizacional da SES-MG e dos territórios, papel do Conselho de Secretários Municipais de Saúde Regional, planejamento, instrumentos de gestão, ordenamento de despesas, vigilância, redes e acesso aos serviços de saúde. 

Presente no encontro, Eduardo Prosdocimi, subsecretário de vigilância em saúde da SES-MG, explicou que “o evento fez parte de um processo de acolhimento, principalmente das novas gestoras e gestores, que estimula o diálogo sobre temáticas fundamentais de assistência, vigilância, regulação e gestão de saúde, além do alinhamento entre municípios e estado”. 

A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, também acredita que “a conexão entre as pessoas envolvidas na oferta de serviços de saúde é um dos fatores mais importantes para garantir uma gestão qualificada e fortalecida para o alcance da meta de tornar real o SUS ideal”.

Por Sara Braga / Fotos: Sara Braga

Rolar para cima