A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária promoveu, nesta quinta-feira (27/3), o evento Conexão Minas-Saúde Regional no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE). A iniciativa faz parte de uma série de encontros realizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), e tem como principal objetivo fortalecer o vínculo entre os municípios e as Unidades Regionais de Saúde (URS), promovendo a troca de conhecimentos e experiências.
O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, técnicos municipais, representantes de Conselhos Municipais de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e dos Consórcios Intermunicipais de Saúde da região, além de servidores da GRS de Januária. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para aprimorar a gestão e a execução das políticas públicas de saúde, garantindo um atendimento mais eficiente à população.
A gerente regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, destacou a importância do evento para a articulação entre os 25 municípios da região e enfatizou que, por meio do Conexão Minas-Saúde Regional, será possível realizar diversas entregas significativas para a saúde da região.
“Esta nova etapa do encontro foi uma oportunidade de fortalecer o vínculo entre os municípios e as Unidades Regionais de Saúde (URSs), de forma que eles puderam saber mais sobre a atuação da SES-MG nas URSs, discutir temas de interesses específicos e trocar experiências.”, afirmou Ioná Lisboa.

A secretária de Saúde de Januária e atual presidente do Cosems Regional, Luciene de Almeida Sousa Damaceno, ressaltou que o Conexão Minas-Saúde Regional foi uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento da oferta de serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Luciene Damaceno pontuou ainda que o encontro possibilitou o compartilhamento de experiências exitosas entre os novos gestores e prefeitos, promovendo um aprendizado coletivo para aprimorar a gestão da saúde nas cidades da região.
Durante o Conexão Minas-Saúde Regional em Januária, Guilherme Eterovik Gonçalves de Melo Silva, representante do Nível Central, destacou a importância da parceria entre os municípios, os consórcios intermunicipais e a Gerência Regional de Saúde para enfrentar os desafios da saúde pública. Ele enfatizou o trabalho conjunto como essencial para melhorar a assistência à população, citando como exemplo o sucesso do programa Opera Mais, que ampliou o acesso às cirurgias eletivas e reduziu significativamente as filas de espera, especialmente na microrregião de Januária.
Foram discutidos no encontro temas essenciais para fortalecer a saúde regional, como a estrutura organizacional da SES-MG e seu território de abrangência, governança regional, planejamento e gestão eficiente das políticas públicas. A responsabilidade dos gestores na administração de recursos e prestação de contas também foi abordada, visando maior transparência.
Além disso, foi ressaltada a importância da rede de atenção à saúde e das vigilâncias, com foco na melhoria do acesso e no fortalecimento dos serviços nas unidades de saúde, buscando uma rede integrada que atenda melhor a população.
Por Gerência Regional de Saúde de Januária / Fotos: Tássia Lima e Isabela Hora