O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), mantido com recursos repassados pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) encerrou nesta terça-feira, 22, a última etapa do curso de formação para os candidatos aprovados no concurso para provimento de cargos efetivos no Serviço Móvel de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Samu Macro Norte). Devido ao número de aprovados, cerca de 600 candidatos, o curso foi ministrado em três etapas.
O concurso oferece 570 vagas para as funções de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, condutor-socorrista e técnico-administrativo, que atuarão nas 37 bases do Norte Samu instaladas nos municípios integrados ao Cisrun. A previsão é que a homologação para nomeação, realização de exames e posse dos aprovados aconteça em janeiro de 2014.
Durante o curso, os futuros socorristas receberam instruções sobre os protocolos de atendimento e se atualizaram sobre as técnicas de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Além das aulas teóricas, os participantes também acompanharam um plantão de atendimento para familiarizar, na prática, com a rotina do serviço prestado pelo Samu.
O presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Veloso destaca que este é um momento importante vivenciado pelo Cisrun, com a oportunidade de efetivar seu quadro profissional que, a partir da homologação do concurso, passará a ser efetivo. “O desafio é grande, mas a efetivação dará mais estabilidade aos profissionais e o Samu continuará realizando com presteza e qualidade o atendimento pré-hospitalar em toda a região. Além da experiência exigida no concurso, todos os aprovados participaram do curso de formação para que se familiarizassem com o serviço. Com a realização do concurso, o projeto da Secretaria de Estado de Saúde de transformar o Samu Macro Norte modelo para as demais regiões do Estado e do país só se fortalece”, avalia Ricardo Veloso.
Autor: Pedro Ricardo