Nessa quarta-feira (16), foi a realizada a cerimônia de encerramento da primeira turma de Especialização em Comunicação e Saúde da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O curso teve início em 2014 e foi uma proposta inovadora e ousada na ESP-MG, sendo a primeira Instituição Estadual no país a qualificar profissionais de Comunicação Social sobre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Especialização contou com professores de diversas áreas, como assistentes sociais, demógrafos, enfermeiros, jornalistas que puderam debater ao longo de quase dois anos de atividades temas como movimento sanitário brasileiro, reforma psiquiátrica, financiamento, controle social, entre outros assuntos da saúde pública brasileira.
A cerimônia contou com a presença da Diretora Geral da ESP-MG, Roseni Sena, da Superintendente de Educação, Ludmila Brito, do Coordenador do Núcleo de Gestão em Saúde, Jean Alves e teve como convidada a professora Inesita Soares de Araújo, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica de em Saúde (ICICT/Fiocruz), que trouxe reflexões sobre o tema “O Campo da Comunicação e Saúde: desafios e perspectivas”.
Roseni Sena ressaltou a importância de um curso que une os campos da comunicação e da saúde, nesse momento de “descomunicação” que vive o SUS retratado de forma negativo pela grande mídia. “O SUS é um processo social, definido pela sociedade, reconhecido, mas que sofre ataques diários por parte da mídia. Precisamos nos comunicar melhor, e nisso vocês, agora Especialistas em Comunicação e Saúde, precisam nos ajudar. Esse é só o começo”, comemorou.
Ela ainda destacou que o evento foi um momento muito gratificante para a Instituição que forma, para o formando e para as Instituições que os alunos atuam. “Quero parabenizar vocês, porque considero o Jornalismo uma profissão linda, digna e muito necessária para nossa sociedade”, afirmou Roseni.
Presente na cerimônia, a Superintendente de Educação, Ludmila Brito, lembrou que essa turma encerra e abre com chave de ouro as demais que estão por vir. “O SUS precisa ser fortalecido e esse novo campo de formação traz exatamente esse fortalecimento, pois vocês irão formar cidadãos mais críticos”, ponderou.
Para o coordenador da Especialização e servidor da ESP-MG, Jean Alves o momento é de comemoração, já que a celebração contou com a presença de Inesita Soare, encerrando com brilhantismo o curso. “Minha alegria hoje aqui é múltipla, pois estamos celebrando a Especialização com vocês, comunicadores, e também temos a presença de Inesita aqui conosco, que representa muito desse curso. Os conhecimentos que adquiri como mestrando em suas aulas na Fiocruz/RJ pude aplicar aqui nesse curso como docente, potencializaram o início do fortalecimento do campo da comunicação e Saúde em Minas Gerais”, disse.
Ele também frisou que esse campo ainda tem muito a ser expandido. “É um campo vasto e importante para a formação de profissionais para informar com qualidade aos cidadãos sobre assuntos do SUS e suas nuances”.
Leia aqui o discurso da oradora da turma
Desafios e Perspectivas
Em sua fala, Inesita Soares, agradeceu à ESP-MG pelo convite e elogiou o evento, pela alegria, descontração e importância dada a esse importante título aos alunos. “Estou muito contente de ver a valorização dessa formação. Achei esse momento muito interessante e vou levar para a minha Instituição essa ideia, que é inovadora e ressignificante. O campo da Comunicaçaõ e Saúde é muito especial, visto que une o cuidado com a vida (saúde) e aquilo que imprime sentido à vida (comunicação) Por isso, vocês merecem todos os parabéns”, disse.
Ainda em sua apresentação, a pesquisadora chamou os novos especialistas à responsabilidade de dar visibilidade à produção do campo da comunicação e não serem apenas divulgadores do trabalho dos outros. “Temos que exigir nosso espaço. Nem toda mudança é imediata. As instituições são lentas nas mudanças, mas nós da área de comunicação precisamos mostrar nosso lugar e mostrar nosso trabalho, nossas visões e nossas produções”, concluiu.
Registros
Após a cerimônia de encerramento, os alunos da primeira turma de especialistas em Comunicação e Saúde se reuniram para o tradicional registro fotográfico nas escadas da ESP-MG.
Autor: Ricarda Caiafa