Comunicação da SES-MG tem trabalhos aprovados em congressos nacionais

Trabalhos acadêmicos e relatos de experiência da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foram aprovados para apresentação em congressos nacionais em saúde coletiva e comunicação pública. As aprovações evidenciam a qualificação técnica da equipe e reforçam o compromisso da instituição com a inovação, a formação continuada e o fortalecimento da saúde pública.

Priscilla Fujiwara, coordenadora do Núcleo de Comunicação Regionalizada e Mobilização social,coautora de um dos trabalhos apresentados no Abrascão, reforçou a importância do reconhecimento:

“Essa conquista reflete o esforço de um trabalho integrado de Comunicação e Mobilização Social em todo o estado, atuando de forma regionalizada para o aumento das coberturas vacinais. Também demonstra a relevância de unir prática diária e pesquisa acadêmica para fortalecer a comunicação em saúde”.

Comunicação Pública

No III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (Compública), promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), dois artigos produzidos pelas referências de Comunicação e Mobilização Social da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte foram selecionados:  “O Papel da Comunicação Digital e do M-Gov na Saúde de Minas Gerais” e “Inteligência Artificial e Big Data na Comunicação Pública: Desafios e Oportunidades para a Gestão do Relacionamento com o Cidadão”.

A referência em Comunicação e Mobilização da Superintendência Regional de Saúde (SRS-BH), Alessandra Maximiano, ressalta: “Fiquei muito feliz e entusiasmada ao saber que nosso trabalho foi reconhecido. Aprender e compartilhar informações sobre comunicação, saúde e novas tecnologias é uma experiência única que nos motiva”, 

Com 18 anos de atuação na SES-MG, o jornalista Leandro Heringer ressaltou que os resultados evidenciam um diferencial da equipe:

“A aprovação de trabalhos em congressos nacionais demonstra a alta qualificação dos profissionais de comunicação da SES-MG. São especialistas, mestres e doutores, que atuam com dedicação e estão em constante aperfeiçoamento.”

Na Unidade Regional de Saúde (URS) de Ubá, três trabalhos foram aprovados, incluindo o relato de experiência “Mobilização e Comunicação Estratégica em Saúde: A experiência da Força Estadual em Muriaé-MG”.

Mobilização Social na Saúde

No 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), a Assessoria de Comunicação Social e a Unidade Regional de Saúde de Ubá irão apresentar o relato da “A experiência das ações de comunicação para a mobilização social no Dia D de vacinação em um contexto de emergência por síndromes respiratórias agudas graves em MG” na modalidade pôster.  A URS Ubá também participará com o relato de pesquisa “Discursos da/na hesitação vacinal: constituição, formulação e circulação de sentidos públicos em saúde”.

Para a referência técnica de comunicação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, Keila Lima, “receber o aceite em congressos tão relevantes é motivo de grande alegria. Todos os artigos têm vínculo com minha atuação na SES-MG, e essa conquista foi possível graças ao apoio institucional”, disse Keila. Segundo ela, “representar a Secretaria nesses espaços reafirma nosso compromisso com a qualificação das equipes e com o fortalecimento do SUS”. 

A integração entre a prática profissional e a pesquisa acadêmica fortalece as estratégias de comunicação da SES-MG e contribui para a melhoria da saúde pública em Minas Gerais.

Texto: Adecs SRS-BH

Imagens: Divulgação Ubá e Muriaé / Divulgação ABCPublica

Rolar para cima