Na sexta-feira (8/8), foram realizadas, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor Regional de Atenção Hospitalar e a 4ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor Regional das Urgências da macrorregião de Saúde Leste. Os encontros reuniram gestores municipais, representantes de hospitais, CONSURGE, Bombeiros e equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde.
Os comitês são espaços formais para monitorar, avaliar e propor melhorias no complexo hospitalar e nos serviços de urgência e emergência, em alinhamento com a Política Estadual de Atenção Hospitalar – Valora Minas – e com os componentes federais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Ministério da Saúde.
Entre os principais temas discutidos no Comitê das Urgências, estiveram a implantação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que passará em breve, a integrar a RUE Macro Leste, com exposição, pelo Corpo de Bombeiros, do status de construção da base no município de Governador Valadares; status da Base Descentralizada do SAMU em Itabirinha; atualização quanto a obra da nova sede do CONSURGE; e o status de execução do projeto de instalação de UTI no município de Resplendor, Debateu-se ainda a aprovação de equipes multiprofissionais de reabilitação em quatro municípios, e alterações temporárias no Pronto-Socorro Adulto do Hospital Municipal de Governador Valadares.
Já no Comitê de Atenção Hospitalar, foram abordados o fluxo de encaminhamento de pacientes para o Hospital Municipal, a atualização de convênios, como a aquisição de tomógrafo para o Hospital Santa Maria Eterna, e de mamógrafos para fortalecer ações assistenciais, além de estratégias para cirurgias eletivas.
Ana Paula Passos, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da SRS Governador Valadares, destacou a finalidade dos comitês. “Nosso objetivo é promover a articulação entre gestores da Macrorregião Leste e instituições hospitalares, propondo soluções para os desafios da Rede de Atenção Hospitalar e fortalecendo-a”, disse.
Poliana Littig, referência técnica da Gestão Hospitalar no Hospital Municipal de Governador Valadares, destacou que o Comitê é um espaço fértil para compartilhar dificuldades e promover avanços nas redes hospitalar e de urgência e emergência. Segundo ela, essas conquistas beneficiam tanto os serviços quanto a população da Macrorregião Leste. “Nossa função, enquanto gestores, é garantir, no tempo oportuno, acesso ao paciente para que ele receba o melhor tratamento, em ambiente adequado, de maneira segura e qualificada”, comentou.
Além disso, destacou que o espaço contribui para conhecer melhor os municípios que compõem a rede, estreitando laços não apenas com os serviços, mas também com as pessoas. “É um local para trocar experiências, compartilhar dificuldades e sempre focar naquilo que é possível fazer de forma imediata ou a médio e longo prazo”, afirmou.
As reuniões, que ocorrem bimestralmente conforme o regimento da Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.404/2023, fazem parte da estratégia regional de qualificação da governança no SUS leste mineiro, apostando especialmente no efetivo alinhamento dos atores envolvidos, para a implementação dos respectivos compromissos que, articulados, tornam a rede de atenção à saúde integral e acessível.
Por: Paula Andressa, estagiária sob supervisão
Foto: Maria Isabelle
