Comitê Técnico da Regional de Saúde de Juiz de Fora promove reunião sobre controle de arboviroses

Imagem

Na tarde desta quarta-feira (08/03), os membros do Comitê Técnico Regional de Controle das Arboviroses da Regional de Saúde de Juiz de Fora, se reuniram para discutir a situação epidemiológica da Febre Amarela na área de abrangência da regional. 

O superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Oleg Abramov, iniciou a reunião destacando a importância do trabalho de imunização da população e o controle vetorial e destacou que a imunização é uma atribuição da esfera municipal, cabendo ao estado o rapasse da vacina e o monitoramento do cumprimento das normas técnicas. “As equipes técnicas dos respectivos territórios estão orientando e monitorando as ações de vigilância a saúde e atenção primária desenvolvidas pelas prefeituras”. 

Sobre o controle vetorial foi abordado a realização do 2º LIRA anual que está sendo realizado por três municípios desta regional: Juiz de Fora, Santos Dumont e São João Nepomuceno, com previsão de conclusão em cinco dias úteis. Na reunião foi apresentado também o panorama epidemiológico para dengue neste ano, apontando o perfil de baixa transmissão para a regional de saúde. 

Para o membro do comitê e representante da componente comunicação social da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Paulo Fernandes, “o comitê técnico constitui uma importante estratégia de orientação e monitoramento das ações a serem realizadas e também das que estiverem em curso. Nosso papel é munir as equipes técnicas municipais de conhecimentos para que suas atribuições sejam cumpridas de maneira eficaz. Diante das demandas crescentes as quais a saúde pública tem enfrentado no seu cotidiano, cabe às instituições observando competências, anteciparem suas ações para a promoção da saúde da população”. 

 

Autor: Adriana Mendes

Rolar para cima