O Comitê Estadual de Enfretamento à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) realizou mais uma visita técnica, em trabalho que contempla a presença nas regionais que apresentam dados de maior incidência de transmissão da dengue nas últimas semanas. Entre os dias 6 e 8 de maio, a equipe do nível central se reuniu com a equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, incluindo gestores e representantes dos municípios que fazem parte da região.
Os municípios de Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória enviaram representantes para debater o atual cenário de transmissão e de ações de combate à dengue em cada cidade. Já com o município de Ituiutaba, sede da regional, uma reunião específica foi realizada logo após e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Comissão de Saúde Pública da Câmara de Vereadores e das Unidades de Saúde de Ituiutaba.
Crédito: Allãn PassosApós ouvir os relatos apresentados por cada município, a equipe do nível central repassou uma série de orientações em relação ao fluxo assistencial, controle de vetores, assistência aos pacientes e mobilização social para auxiliar no gerenciamento da atual situação de transmissão da dengue, uma vez que oito dos nove municípios que compõem a regional encontram-se atualmente em quadro de média ou alta transmissão da dengue. A equipe também visitou o PSF Pirapitinga, o Hospital São José e o Centro de Controle de Zoonoses, em Ituiutaba.
Em 2014, a Força Tarefa Estadual de Combate à Dengue já realizou atividades em Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu e Campina Verde, com ações que envolveram investigação, mutirão de limpeza e trabalho de campo para mobilização e prevenção da dengue. Atualmente, o município de Ituiutaba recebe os agentes da Força Tarefa.
A enfermeira e referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde, Luciane Araújo, avaliou o resultado da visita. Para ela, foi possível perceber o trabalho de integração feito entre Regional e Municípios. “Isso é muito importante no resultado final. O que orientamos é exatamente que o trabalho de vigilância seja constante, com monitoramento e atenção com a dengue o ano todo, especialmente neste momento em
que alguns municípios estão com média ou alta incidência da doença”, analisa.
Para a diretora da GRS Ituiutaba, Elizabeth Perfeito, a visita da equipe do núcleo central fortalece as ações de parceria entre Estado e municípios para o combate à dengue. “Esses dias foram extremamente produtivos para nós e com certeza para cada município. A participação maciça deles demonstra o comprometimento em seguir atuando para diminuir a proliferação da dengue em nossa região e através do contato com os representantes de cada estado é possível perceber com mais clareza o cenário em cada cidade”, afirmou.
Autor: Allãn Passos