Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul realiza reunião com prefeitos

Crédito: Priscila Rezende

Para alinhar as medidas de prevenção e combate à covid-19 na Macrorregião, bem como tratar das atualizações do plano Minas Consciente, o Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul realizou uma reunião virtual, na última sexta-feira (29/1), com os prefeitos e secretários de saúde dos 51 municípios da região de jurisdição das Unidades Regionais de Saúde (URS) de Barbacena e São João del-Rei.

O cenário epidemiológico e assistencial atualizado foi apresentado na reunião e, também, as últimas atualizações da terceira fase do plano Minas Consciente (fase 3) que agora insere todas as atividades não essenciais desde a onda vermelha e impõe mais restrições para a segurança da população.

As dirigentes de ambas regionais de saúde, Hérica Vieira (Barbacena) e Edwalda Assumpção (São João del-Rei), recomendaram aos 51 municípios que suspendam ou cancelem o carnaval e retirem o ponto facultativo, a exemplo do estado de Minas Gerais, em que o governo estadual decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de carnaval por medida de proteção contra a covid-19 desestimulando assim viagens e também eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento das infecções pelo novo Coronavírus.

Minas Consciente

De acordo com o Comitê Extraordinário Covid-19, em reunião realizada no dia 27/1, foi aprovada uma atualização do plano, que prevê o funcionamento de todas as atividades, independentemente da onda, mas impõe mais restrições para garantir a segurança da população. O objetivo das mudanças, de acordo com o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, não é o de promover a flexibilização das atividades econômicas, mas sim regulamentar o funcionamento e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos. Com a nova versão, o comércio e os eventos, por exemplo, serão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras, pensando na saúde, no distanciamento e evitando qualquer risco acentuado para a sociedade. A fase 3 do plano também traz a restrição de algumas atividades que correspondem aos serviços essenciais, como padarias, bancos, farmácias e supermercados.

Todas as informações e atualizações do plano Minas Consciente estão disponíveis em: http://mg.gov.br/minasconsciente

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima