Comitê COVID-19 Macro Centro-Sul realiza 5ª reunião de alinhamentos semanais

Créditos: Priscila Rezende

Foi realizada, na quinta-feira (07/05), a videoconferência semanal do Comitê Macrorregional Centro-Sul COVID-19, promovida pela Regional de Saúde de Barbacena com a participação dos representantes da Regional de São João Del Rei, Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, SAMU e COSEMS, para as atualizações de informações da região e os alinhamentos periódicos.

Na videoconferência foram apresentados o cenário de saúde da macrorregião, informes epidemiológicos atualizados e questões locais. Ainda, na oportunidade, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, e a Gerente Regional de São João Del Rei, Edwalda Carvalho, informaram sobre as atualizações da organização da saúde na região.

A Superintendente explicou que a Regional está buscando, com apoio do nível central da SES, replicar na macrorregião uma metodologia de projeções de picos de casos de forma mais regionalizada para a macro. “Nós também estamos tendo algumas conversas com os 51 prefeitos da nossa macro para dar uma orientação mais técnica em relação ao isolamento social e os alinhamentos de flexibilizar ou não esse isolamento”, afirmou. E, segundo Hérica, após reunião feita com prefeitos e secretários de saúde, “fizemos um oficio circular Superintendência e Gerência Regional sobre o cenário epidemiológico e assistencial da macro com um perfil epidemiológico e a questão da necessidade de leitos clínicos e de UTI para cada microrregião e o que temos disponível”, informou. Em relação ao programa Minas Consciente, a Superintendente explicou que os municípios da macrorregião ainda não fizeram adesão, uma vez que, enquanto cada micro não tiver implementando aos menos 70% dos leitos necessários, “a gente ainda não ia ter a recomendação liberação das atividades econômicas”, sendo que os municípios polo que formam a macrorregião estão próximos de atingir as metas de leitos, com previsão para este mês de maio. Hérica também frisou a importância de buscar os esforços necessários para as adequações a serem feitas para adesão ao Minas Consciente, e informou que uma proposta do comitê deve ser apresentada na próxima videoconferência com prefeitos que será realizada na próxima semana.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima