O Comitê Operativo de Emergência de Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá reuniu ontem, dia 18, com objetivo de avaliar os trabalhos desenvolvidos e traçar estratégias relacionadas aos agravos secundários após enchentes, por meio da implantação de uma Comissão Sentinela de Vigilância em Saúde da GRS/Ubá.
Segundo o Diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, “a comissão terá o papel de monitorar permanentemente em caráter de plantão a análise de situação de saúde, a investigação dos agravos secundários, o monitoramento e intensificação das ações de imunização, vigilância no tratamento e a qualidade da água, além de ações de atenção e promoção em saúde nos municípios mais atingidos pelas enchentes passadas”, explicou.
O Núcleo de Epidemiologia da GRS Ubá através a Referência Técnica, Maria de Fátima Iasbik, apontou estratégias a serem realizadas e integradas às demais coordenadorias. “Planejamos organizar uma escala de trabalho para solução em saúde aos municípios, suporte técnico para propiciar replicagem destas comissões municipais com representantes de diferentes setores sociais, instituições e a sociedade civil organizada. Juntos vamos identificar doenças e agravos relacionados às enchentes, consolidando informações e repasse à comissão municipais para a devidas providencias e encaminhamentos.” informou.
Para Referência Técnica de Epidemiologia, Maria Célia Nunes, “as visitas no municípios servirão como apoio e fortalecimento de parcerias, assegurando suporte técnico para eventuais dúvidas em relação ao desenvolvimento das atividades em saúde”.
A Comissão Sentinela está, também, elaborando um material educativo, que visa orientar a população referente aos cuidados com a água, alimentos e métodos diversos de prevenção contra as doenças relacionas a enchentes, e será entregue aos municípios.
Segundo o Coordenador da Comissão, Hélcio Cruz, “a comissão procura, ainda, atender requisitos técnicos, identificando riscos específicos, procurando gerenciá-los focando as suas ações na segurança da população”.
Em continuidade ao projeto de solidariedade a população dos municípios atingidos pelas enchentes, foi realizada a entrega do segundo lote de ações recolhidas pela GRS Ubá, “Destaco a permanente parceria a Superintendência Regional de Juiz de Fora, com a GRS Ubá, que visitou o município de Guidoval, entregou a doação e também disponibilizou apoio técnico ao município”, informou Franklin.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lucimar Moura
