Nesta sexta-feira (16/12), o Secretário de Estado de Saúde em Exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, participou da coletiva de imprensa, realizada no Hospital São João de Deus, em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas, junto com a Comissão Interventiva. Na ocasião, a Comissão apresentou a atual situação da instituição com foco na estrutura da intervenção administrativa e os primeiros resultados gerenciais e assistenciais já alcançados.
O objetivo foi dar transparência aos processos de trabalho destes três meses de Intervenção, composta por representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Regional de Saúde de Divinópolis, Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público Estadual, Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). As dificuldades encontradas pelos membros, estratégias que estão sendo adotadas para o Fluxo de regulação, gestão de leitos e gestão de ocupação também foram expostos.
O Secretário em Exercício, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, destacou a importância do Hospital para a região. “Eu sou da região. Sei da grandiosidade deste hospital. A solução aqui não era dinheiro, era gestão. Temos um caminho longo, mas a cada dia nota-se uma melhora para a assistência à população. Aos poucos, com os parceiros envolvidos, estamos organizando o sistema”, disse o Secretário. O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, acrescentou que “há muito anos não se tinha uma agenda positiva como esta”. “Nesses primeiros meses da nova gestão, mostra o grau de comprometimento e competência da equipe”, frisou o prefeito.
Comprometimento este que passa pelos processos de trabalhos e que permitam ao hospital melhorar a assistência prestada à população. “Melhoramos não só a gestão, mas a assistência. Para isso, todos os nossos colaboradores precisam saber o seu papel aqui hospital. Hoje, estamos estamos com um fluxo definido de regulação que nos permite atender aos pacientes que mais necessitam de atendimento. Estamos melhorando a hotelaria (os quartos de leitos) para dar mais dignidade para nosso paciente”, destacou a Superintendente do Hospital, Elis Regina.
“Estamos com uma agenda de reformas, ampliação das UTIs Adulto e Infantil, construção da sala vermelha. Por isso, estamos fazendo um planejamento orçamentário para o Hospital São João de Deus para facilitar o caixa da instituição, pois este hospital tem um grande potencial”, completou a Consultora, Jomara Alves.
O Promotor do Ministério Público do Estado, Gilmar Assis, reforçou que este momento é importante para que a população tome conhecimento e testemunhe as melhorias assistenciais e financeiras. “A comissão entrou de forma consensual para dentro do Hospital para trazer uma grande resposta e dizer que políticas públicas acontecem de forma solidária e não solitária. Há muitos desafios a serem enfrentados. Queremos garantir o acesso da população aos instrumentos de saúde, salvar vidas, ser transparentes”, finalizou o promotor.
Autor: Willian Pacheco