Comissão de Saúde da ALMG realiza audiência pública em Montes Claros

No dia 23 de abril, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG) realizou na Câmara Municipal de Montes Claros audiência pública para debater sobre as dificuldades dos hospitais regionais e o impacto da judicialização da saúde nos municípios. A audiência atendeu a solicitação da Comissão formulada com base em requerimento de seu presidente, deputado Arlen Santiago e dos deputados Carlos Pimenta, Gil Pereira e Wilson Batista.

Durante a audiência, deputados, vereadores, autoridades, representantes dos hospitais e profissionais da área da saúde apresentaram reivindicações como a construção do Hospital Regional de Montes Claros (Hospital do Trauma), mais recursos para a saúde no município. “A saúde da região precisa de mais recursos para dar continuidade ao trabalho que já desenvolve com dificuldades, mas com gestores capazes de vencer as adversidades. Precisamos promover o fortalecimento da saúde nos municípios no entorno de Montes Claros para amenizar e resolver o problema da superlotação nos hospitais”, comenta o deputado Carlos Pimenta que ainda elogiou o trabalho da Santa Casa de Montes Claros.

O prefeito de Montes Claros, Rui Adriano Borges Muniz, apresentou reivindicações para o Norte de Minas como o aumento, em aproximadamente R$ 25 milhões ao ano, do limite financeiro (teto) disponível para custeio de ações e serviços de saúde do Bloco de Financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar da Macrorregião de Montes Claros. Outra solicitação refere-se à possibilidade de criação de três redes de hospitais microrregionais na Macrorregião Norte, visando a uma gestão mais eficiente e defendeu um foco maior na prevenção e na promoção da saúde, como forma de evitar a doença.

O superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), José Otávio Braga Lima, falou da necessidade de repensar as redes de urgência e emergência. “A superlotação é uma constante na rotina do hospital e mais de um terço de nossos profissionais tem contratação precária nesse ponto, a construção do Hospital do Trauma resolveria grande parte dos problemas relacionados às redes de urgência e emergência. Quero lembrar que HUCF é o único hospital com atendimento 100% SUS na região”.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Arlen Santiago (PTB), apoiou as solicitações do prefeito de Montes Claros e disse que a comissão vai apresentar requerimentos para tentar atender às reivindicações. Sobre o Hospital do Trauma, ele disse que a comissão vem frequentemente fazendo cobranças para a sua construção. A comissão vai enviar ao governador requerimentos pedindo soluções para os problemas apresentados na audiência.

Participaram da mesa de honra os Deputados Estaduais, Jean Freire, Ricardo Faria; a Deputada Federal, Raquel Muniz; Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Olivia Pereira de Loiola; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais/Regional Montes, Itagiba de Castro Filho; o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, Paulo César Gonçalves de Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Marcos Nem; o Promotor de Justiça da  11ª Comarca de Montes Claros, João Paulo Alvarenga Brant; a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula de Oliveira Nascimento; o superintendente do HUCF, José Otávio Souza Lima; Provedor da Santa Casa de Montes Claros, Heli de Oliveira Penido; presidente do COSEMS de Montes Claros e Secretária Municial de Saúde de Monte Azul , Wanessa dos Anjos Dias; Ênios Freire Versiane, coordenador do SAMU Macronorte e o vereador Eduardo Madureira.

Autor: Bia Fabrícia

Rolar para cima