Com o objetivo de reduzir as complicações na saúde dos pacientes, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, teve início, nesta segunda-feira (7/4) a campanha de vacinação contra a influenza. A estratégia é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para receberem o imunizante de rotina contra influenza (gripe), entre eles, crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.
A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora distribuiu até o momento para os 37 municípios de sua abrangência 26.600 doses. Há uma previsão de uma segunda remessa na data provável de 11 de abril. A estimativa é vacinar 369.293 de pessoas dos 37 municípios.
A vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A novidade deste ano é que esta vacina passa a fazer parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) de forma permanente.
O dia D de mobilização nacional será no dia 10 de maio. As prefeituras municipais irão coordenar e executar a campanha organizando as estratégias de vacinação para atender os grupos elegíveis.
Para o Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, a vacinação contra a influenza é importante para se proteger e também para aliviar o sistema de saúde. “ Diminui a sobrecarga nos hospitais, e em especialmente em épocas de maior circulação de vírus respiratórios” disse.
Já a referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Sandra Kilesse, a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus. “ Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco. Os grupos definidos para a estratégia de vacinação contra a Influenza tem características e categoria de maior risco clínico das doenças respiratórias graves e complicações causadas pela influenza.
Campanha de Vacinação nas Escolas
A campanha de vacinação nas escolas tem como população-alvo crianças e adolescentes, matriculados em ensinos infantil, fundamental e médio. As vacinas disponibilizadas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e visa, com isso, oportunizar o resgate de não vacinados.
Até o momento, 28 escolas dos municípios de abrangência da SRS de Juiz de Fora, aderiram à Campanha de Vacinação, entre elas:
Maripá de Minas
Escola Municipal Antônio Ferreira Martins
Escola estadual Prefeito Walter Trezza
Creche Municipal Geni de Castro Matos
Rochedo de Minas:
CMEI “Domingos Pires Soares”
Escola Municipal Dr. Augusto Gloria
Escola Estadual do Ensino Medio
Rio Preto:
Escola Municipal Dr Afonso Pena Júnior
Escola Municipal Dr José Rogério Moura de Almeida
Escola Municipal Pe José Eugênio Correa
Escola Municipal Francisco Pereira Machado
Olaria:
Escola Municipal Ataualpa Duque
Escola Estadual Joaquim Lemes
Bocaina de Minas:
Escola Municipal Mirantão;
Escola Municipal Álvaro Benfica;
Escola Municipal Alfredo Augusto de Carvalho;
Escola Mariana Francisca de Jesus.
Além dessas, a vacinação nas escolas acontecerá nos municípios de Mar de Espanha, Santos Dumont, Andrelândia, Santa Rita de Jacutinga, Descoberto e Aracitaba
O período de vacinação nas escolas será de 1º de abril a 31 de maio e o período de intensificação será de 10 a 30 de abril.
Por: Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora