A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina tem intensificado as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti durante o período sazonal das arboviroses, que são doenças como dengue, zika e chikungunya. Como parte da mobilização estadual Minas unida contra o Aedes, os 15 municípios da área de abrangência da GRS realizaram atividades educativas e de eliminação de focos, culminando no Dia D, promovido em 29/11.
A iniciativa contou com a participação de profissionais de saúde, agentes de controle da dengue, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e apoio de diversos setores e entidades, como secretarias de serviços urbanos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A população também foi envolvida em ações de orientação e prevenção.
As atividades incluíram mutirões para remoção de criadouros do mosquito, palestras, distribuição de materiais informativos, tendas educativas e blitz de conscientização. Referências técnicas da GRS acompanharam as ações nos municípios, reforçando a importância da integração entre setores.
A referência técnica das arboviroses na GRS Leopoldina, Sirlene Valverde França, destacou que o controle de doenças como dengue, chikungunya e zika depende de ações integradas entre setores públicos, privados e a população.
“É fundamental manter essa parceria contínua para prevenir e eliminar focos do mosquito. Outra medida importante é garantir a participação desses setores nos Comitês Municipais de Enfrentamento das Arboviroses, que devem se reunir semanalmente em períodos sazonais e quinzenalmente nos períodos não sazonais, para planejar, avaliar e ajustar as estratégias conforme as situações de risco”, observou Sirlene França.

Além da mobilização, no dia 3/12/, a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da GRS Leopoldina promoveu uma capacitação sobre o Manejo Clínico das Arboviroses para os 15 municípios, realizada no auditório da Gerência Regional, com palestra ministrada pelo médico Joseph Antonio Freire.
Por: Gerência Regional de Saúde de Leopoldina / Fotos: Divulgação Secretarias Municipais de Saúde e Fábio Carvalho
