Combate à Dengue e Viva Vida são temas de Seminário de Mobilização Social no Triângulo Mineiro e Noroeste

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) promoveu na última quarta-feira, 25/06, em Uberlândia, o Seminário de Mobilização Social do Triângulo Mineiro e Noroeste, que contou com a presença dos técnicos da Comunicação Social, do Núcleo de Epidemiologia e do Núcleo de Atenção Primária das Unidades Regionais de Saúde de Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Presente no evento, o Coordenador Estadual da Mobilização Social da SES/MG, Joney Vieira, destacou a importância do novo formato dos encontros para discutir o fortalecimento da Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde. “Cada unidade regional de saúde fez o seminário com os seus respectivos municípios de abrangência, e hoje estamos aqui para escutar as experiências diferenciadas do Programa Viva Vida e do Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue de uma área correspondente a 87 cidades do Triângulo Mineiro e Noroeste, como também estudar soluções para os gargalos referentes à mobilização social em saúde. Este é o primeiro de sete encontros que acontecerão em Minas Gerais”, ressaltou.

Sara Braga, referência técnica em humanização e mobilização social da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, comentou que os educadores em saúde dos 27 municípios do Triângulo Sul sugeriram uma periodicidade nos encontros de mobilização social. “Os trabalhos de promoção e prevenção serão discutidos uma vez por mês em rodas de conversa entre os técnicos da Regional de Saúde, Nível Central e mobilizadores sociais municipais”, esclareceu.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas também estabeleceu um relacionamento estreito com as referências municipais de mobilização social durante o seminário local. “Criamos um fluxograma para definir a elaboração do plano anual de mobilização social tanto da dengue quanto do Viva Vida, como também o envio dos relatórios mensais, monitoramento e divulgação das ações”, disse a referência técnica em Saúde Ambiente da SRS Patos de Minas, Fabiana Britto.

Ao final de todas as apresentações e debates, o Coordenador Estadual de Mobilização Social ressaltou que ficou satisfeito com o resultado do primeiro seminário, e que as ideias serão discutidas no nível central junto com os produtos dos outros seis seminários. “Vamos estudar uma forma de valorizar os trabalhos diferenciados de mobilização social, de forma a levar estas experiências para todos os municípios mineiros, como é o caso do jogo criado por Araguari”, pontuou Joney Vieira.

Rede de Mobilização Social

Criada em 2007, a Rede de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) tem como objetivo desenvolver atividades que englobam tanto o Programa Viva Vida quanto o Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue.

Atualmente a Rede de Mobilização Social é formada por 470 núcleos municipais, e o desafio da SES/MG é que os 853 municípios de Minas Gerais possuam um Núcleo de Mobilização Social. Ele é composto por referências nas áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária.

Entre as atribuições dos núcleos municipais está a identificação de parceiros da sociedade civil para que juntos consigam alcançar um objetivo comum, que no caso é a redução da mortalidade materna e infantil e a prevenção contra a dengue. A promoção de ações de mobilização faz parte desse processo de sensibilização do público para determinada causa. Dessa forma, é possível somar esforços e vontades para alcançar um resultado desejado por todos.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima