Colegiado de Saúde Mental qualifica profissionais da Atenção Primária, na Macrorregião Oeste

Crédito: Divulgação

Na última quarta-feira (17/6), foi realizada, por videoconferência, a 1ª oficina com os profissionais das equipes de Atenção Primária dos municípios. O objetivo foi o de qualificar os profissionais na oferta de cuidados com a saúde mental, abordando os cuidados psicológicos.

A referência da Atenção Primária e Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Cecília Godoi, da Regional de Saúde de Divinópolis, fez uma breve introdução sobre a importância do cuidado e promoção da saúde mental e as estratégias a serem pensadas durante e pós-pandemia, além disso, apresentou os materiais de apoio e notas técnicas divulgadas pela Secretária de Estado de Saúde/ MG e pelo Ministério da Saúde.

Logo em seguida, o coordenador de Saúde Mental Matheus Henrique Resende Miranda, do município de Campo Belo, abordou sobre a importância do acolhimento de forma qualificada, o papel dos agentes comunitários de saúde e o envolvimento de todos os integrantes das equipes da Atenção Primária. Já a coordenadora de Saúde Mental Cristiane Santos Souza Nogueira, do município de Itaúna, explicou os primeiros cuidados psicológicos e os desafios da pandemia.

O 2º encontro tem previsão para o dia 1/7 e terá como tema central o uso de álcool e outras drogas durante a pandemia da covid-19. “Foi muito produtiva a abordagem por estarmos debatendo esses temas. Temos que nos cuidar, cuidar da equipe e das pessoas”, ressaltou a referência da Atenção Primária e Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Cecília Godoi.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima