CIR da Regional de Barbacena apresenta Polo Regional da Gestão Participativa do SUS da UFJF

01 4

Nessa terça-feira (05/04), durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) na Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS), foram apresentadas informações sobre o Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do SUS da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Na ocasião, a representante da UFJF, Astrid Sarmento, realizou apresentação sobre o projeto e convidou os gestores municipais a participarem dos próximos módulos que serão realizados no polo de Barbacena. De acordo com Astrid, “este projeto tem como objetivo promover o fortalecimento das políticas de gestão participativa no âmbito do SUS mediante a geração de conhecimentos, informações e a capacitação e mobilização dos agentes públicos e sociais que atuam na área da saúde”.

O projeto Polo Institucional de Fortalecimento da Gestão Participativa do Sistema Único de Saúde (SUS) se baseia na Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (Participa SUS) cuja política orienta as ações do governo na promoção, qualificação e aperfeiçoamento da gestão estratégica e democrática das políticas públicas, no âmbito do SUS, nas respectivas esferas de gestão. O público-alvo envolve gestores e usuários do SUS, bem como conselheiros de saúde, movimentos sociais, entre outros. Em Minas Gerais, são 280 municípios que participam do projeto, pertencentes às regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes e os encontros acontecem em 17 cidades-polo, incluindo Barbacena. Ao todo, são 4 módulos que tiveram início em novembro de 2014. Como produto final, o projeto prevê a criação de uma plataforma virtual que deverá funcionar como canal de articulação e organização dos atores sociais dos municípios abrangidos pelo projeto, disponibilizando material didático, dados e informações coletadas durante a execução do projeto.

“A gente busca construir uma rede colaborativa envolvendo diversos setores para consolidar uma rede com troca de informações e mobilização. A informação quando compartilhada se mostra uma poderosa ferramenta de transformação. Por isso, estimulamos a participação de gestores, conselheiros e de outros setores públicos, como a assistência social, para aprender a trabalhar o diálogo entre esses diferentes espaços e promover o projeto, e assim, fortalecer a gestão participativa no contexto do Sistema Único de Saúde”, afirmou Astrid.

O próximo módulo (III) está previsto para ocorrer em Barbacena, nos dias 7 e 8 de abril no Instituto Federal Sudeste de Minas (IFSudeste), etapa esta em que os gestores e conselheiros municipais foram convidados a participar.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima