CIB-SUS aprova habilitação de duas unidades coronarianas para o hospital em Montes Claros

Em reunião unificada realizada quarta-feira, 5/11, em Montes Claros, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou a habilitação de dois leitos de Unidades Coronarianas (UCO) Tipo II para o Hospital Aroldo Tourinho. 

Denise Maria Lúcio da Silveira, coordenadora de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explicou que a habilitação de unidades coronarianas na instituição de saúde está prevista no primeiro aditivo do Plano de Ação Regional (PAR), aprovado pela Deliberação 4.457, publicada no dia 22 de novembro de 2023. 

Em fevereiro deste ano a CIB-SUS aprovou a habilitação de duas UCO para o Hospital Dilson Godinho, sediado em Montes Claros. O processo foi referendado pela CIB-SUS estadual em outubro e aguarda a publicação de Resolução por parte do Ministério da Saúde.

“Outros quatro leitos de unidades coronarianas estão previstos para serem habilitados no Norte de Minas, sendo dois na Santa Casa de Montes Claros e dois no Hospital Regional de Janaúba”, observou a coordenadora.

O Serviço

A Unidade Coronariana Tipo II tem nível intermediário de complexidade, devendo possuir recursos humanos e tecnológicos para assistência médica ininterrupta. 

A síndrome coronariana aguda é um grupo de condições em que o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é subitamente reduzido, causando dor no peito ou infarto. A causa principal é o bloqueio súbito em uma artéria, geralmente causado pela ruptura de uma placa de aterosclerose. Isso impede que o oxigênio chegue ao coração, podendo levar à morte do tecido cardíaco. Por isso, a síndrome coronariana exige atendimento imediato, com diagnóstico baseado em sintomas, eletrocardiograma e exames de sangue.

Entre os principais sintomas estão: dor no peito, geralmente descrita como aperto, pressão ou queimação; irradiação da dor para o braço (geralmente o esquerdo), ombro, mandíbula, pescoço ou costas; dificuldade para respirar; cansaço e suor excessivo; náuseas e tontura.

Por: Pedro Ricardo

Foto: Pedro Ricardo – Hospital Aroldo Tourinho, em Montes Claros

Rolar para cima