Centro Viva Vida e Hiperdia de Santo Antônio do Monte recebe Conass e técnicos de saúde

Profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e uma comitiva formada por profissionais de outros Estados do Brasil ( São Paulo, Amapá, Roraima, Paraná, Piauí e outros) estiveram nessa segunda-feira, 27/05, no Centro Integrado Viva Vida Hiperdia de Santo Antônio do Monte (CVVRS), no Centro-Oeste de Minas. O objetivo foi conhecer a situação de saúde do município e da região na organização das Redes de atenção às condições crônicas.

A Coordenadora e enfermeira do CVVRS/Hiperdia, Priscila Rabelo, explicou à Comitiva os objetivos e metas dos Programas estruturadores Viva Vida e Hiperdia, o fluxo de atendimento, os critérios para o paciente ser acompanhado pelo centro, como funciona o agendamento e os projetos sociais desenvolvidos pelo centro como o “tecendo saúde”, “Saudarte”, “Cadê Você”, “Dia Jovem”, “Chaude” e o Seja bem Vindo. A Coordenadora destacou também a importância da atenção primária. “Temos que ter a atenção primária como ordenadora da rede para que ocorra de forma horizontalizada. Quanto mais a equipe da Atenção primária se organiza, mais ela se empodera da situação de saúde de seus usuários”, ressaltou a Coordenada.

O Superintendente de Redes de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcílio Dias Guimarães, frisou a importância da visita ao CVV/Hiperdia de Santo Antônio do Monte para troca de experiências. “Este encontro é bom para começarmos a discutir as informações que estão na literatura e ver como o modelo de atenção à saúde de doenças crônicas se aplica na prática aqui em Santo Antônio do Monte”, comentou o Superintendente.

Opinião compartilhada pela assessora técnica do Conass, Eliana Dourado. “É muito importante ter esta troca de experiências. Todo este conhecimento e estas práticas apresentadas aqui servirão de subsídio para levarmos para os nossos Estados”, disse a assessora.

Para o prefeito de Santo Antônio do Monte, Wilmar de Oliveira, é orgulho ser o anfitrião, “devemos estar juntos para melhorar a saúde da população. “Conseguimos construir aqui em santo Antônio do Monte um serviço resolutivo e de compromisso. A nossa busca é oferecer saúde de qualidade, de forma que crie a expectativa de vida melhor para as pessoas atendidas aqui”, comentou o prefeito.

No final, usuários do centro contaram suas experiências e como foram atendidos e orientados. Na parte da tarde, a Comitiva formada pela SES-MG, Conass e representantes dos Estados visitaram as dependências do Centro Integrado Viva Vida Hiperdia que atende hoje a 13 municípios da Região de saúde Divinópolis/ Santo Antônio do Monte e uma população de 433,166 mil habitantes.

Autor: Willian Pacheco / SRS – Divinopólis

Rolar para cima