O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral participou, na última sexta-feira, 07/02, em Itaúna, da inauguração do Centro de Oncologia Josias Gambarelli. A obra teve valor final orçado em R$1.247.777,04, sendo R$900 mil do Estado e o restante conseguido por meio da doação de empresários. Apoiadores, como a Associação de Voluntários no Apoio ao Combate do Câncer em Itaúna (AVACCI) também contribuíram para a finalização do projeto. “É sempre bom estarmos próximos e participarmos de momentos como este em que podemos entregar um serviço que irá melhorar a saúde da população de todo a região ”, destacou o Secretário.
Já o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, ressaltou que “em termos de saúde pública é uma mudança de patamar este Centro de oncologia. A cidade passa a ter outra visibilidade no cenário público da região ”, afirmou.
A habilitação do serviço de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Manoel Gonçalves foi autorizada em 17 de dezembro de 2019. Com a inauguração, a Unidade terá capacidade para atender 200 pacientes por mês, beneficiando não apenas a microrregião de Itaúna, mas também a micro de Pará de Minas. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade oferecerá quimioterapia e cirurgias, dentre elas a oncológica clínica, a ginecológica, a mastectomia, a urológica, a coloproctologia, de pele e geral.
A região Oeste contava até então com apenas uma unidade em Divinópolis, responsável por 1.129.450 pessoas. Agora, com o Centro Josias Gambarelli, cerca de 500 mil habitantes da macrorregião Oeste, ou seja, 1/3 da população, será beneficiada por este novo equipamento de saúde, destacando assim a importância da Unidade de Assistência de Alta complexidade (UNACON) Itaúna.
Participaram da solenidade o prefeito de Itaúna, Neider Moreira, a provedora do Hospital, Marilda França Chaves, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o senador, Carlos Viana, o Deputado Federal, Fabiano Tolentino, o deputado Estadual, Gustavo Mitre, o Superintendente Regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria e o presidente da Associação de Voluntários no Combate ao Câncer em Itaúna (AVACCI), Antônio Carlos de Oliveira.
Autor: Willian Pacheco