Nessa quarta-feira (16/12), a equipe da Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Centro-Sul, promoveu um treinamento para operadores do SUSFácil do Hospital Bom Jesus de Congonhas, por meio de videoconferência. Na ocasião, a operadora da Central, Rosana Gomes, ministrou a capacitação sobre o sistema para cerca de 13 operadores do SUSFácil e dos setores de faturamento, secretarias de ala e recepção do hospital. Também participaram da reunião, as servidoras da Coordenação de Regulação da Regional de Saúde de Barbacena Edna Cardozo e Rosiany Araújo.
O SUSFácil é um programa que tem como objetivo agilizar o atendimento dos serviços hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade, além de melhorar a forma como os procedimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais são realizados. O sistema integra e faz a gestão de outros municípios que são considerados polos regionais do Estado, divididos em macrorregiões, no intuito de dar mais organização e agilidade aos atendimentos de saúde para a população.
Com isso, os hospitais que estão integrados ao SUSFácil enviam, através do sistema informatizado, as informações dos pacientes, como prontuários, diagnósticos, laudos e outras situações clínicas. A Central de Regulação Centro Sul está localizada em Barbacena e abrange 51 municípios da macrorregião, é coordenada atualmente pelo médico Bruno Polcaro e conta com uma equipe composta por apoio administrativo, médicos reguladores e operadores.
“Esses treinamentos com hospitais são fundamentais para a melhoria do processo regulatório. Para a população, isso significa um enorme avanço e agilidade na busca por vagas em hospitais para o adequado tratamento. A intenção para 2021 é que isso se torne uma rotina e seja realizado com todos os hospitais da macrorregião”, afirmou Bruno.
Autor: Priscila Rezende