Capacitação reforça enfrentamento à hanseníase na Macrorregião de Saúde Leste

Profissionais da APS participam de treinamento sobre hanseníase promovida pela SRS Governador Valadares

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, em parceria com o município e o Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais (CREDEN-PES), promoveu nos dias 29 e 30/10 um treinamento voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) com foco no diagnóstico e tratamento da hanseníase.

De acordo com Cristian Kelly, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Governador Valadares, o principal objetivo da capacitação foi qualificar os profissionais da atenção básica para atuarem de forma mais eficiente no cuidado integral das pessoas com hanseníase. “O nosso objetivo é qualificar médicos e enfermeiros para o diagnóstico, notificação, acompanhamento e tratamento integral das pessoas com hanseníase. É uma doença de difícil diagnóstico e acompanhamento, então precisamos preparar melhor nossos profissionais para esse desafio”, explicou.

O treinamento foi dividido em dois dias: o primeiro, com atividades teóricas sobre vigilância, indicadores, diagnóstico clínico, classificação operacional, tratamento e avaliação dermatoneurológica; e o segundo, com atividades práticas.  

Durante a etapa prática, os participantes acompanharam atendimentos a pacientes encaminhados de diferentes municípios, realizando a aplicação da Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) e discussões de casos sob orientação da médica Katiuscia Rodrigues, referência do CIEVS da SRS Governador Valadares, e da  fisioterapeuta Karlane Almeida, além da enfermeira Flávia Pereira.

Para a médica Josélia Rabelo Teixeira, que atua na APS do município de Aimorés, o treinamento foi um momento de grande aprendizado e reflexão. “Foi uma super aula. Aumentou minha responsabilidade e ampliou meu olhar sobre a hanseníase e o crescimento dos casos na nossa região. A forma de diagnosticar e acompanhar os pacientes mudou completamente. Foi uma experiência completa e muito válida”, afirmou.

Já a médica Juliana Victoria, da APS de Mathias Lobato, destacou a importância da educação continuada. “Esses momentos de atualização são essenciais. Na rotina, lidamos com muitas comorbidades e é fácil deixar passar detalhes importantes. A prática e o reforço do conhecimento nos ajudam a avaliar e acompanhar melhor os pacientes”, ressaltou.

A capacitação reforça o compromisso da SRS Governador Valadares em fortalecer a rede de atenção e aprimorar a resposta dos serviços de saúde no enfrentamento à hanseníase na região.

Por: Paula Andressa – estagiária sob supervisão

Foto: Katiuscia Rodrigues

Rolar para cima