Na quinta-feira, 18/12, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Governador Valadares, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu uma capacitação voltada à implantação do novo sistema de informação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). A atividade teve como público-alvo coordenadores de imunização e vacinadores dos municípios da região.
A capacitação contou com a participação da equipe da Coordenação Estadual de Imunização, responsável por apresentar e orientar os profissionais quanto ao uso da nova plataforma, que substituirá o atual modelo de encaminhamento de processos realizado por e-mail.
De acordo com Poliana Marçal, referência técnica de imunização da SRS Governador Valadares, a mudança representa um avanço importante na organização do fluxo de trabalho. “A SES-MG está implantando um novo sistema de informação para envio dos processos do CRIE. Hoje, esse encaminhamento ocorre via e-mail: os municípios enviam os processos, nós analisamos e remetemos à coordenação estadual. Com o novo sistema, os processos serão encaminhados diretamente para o Centro de Referência responsável pela análise, que, no nosso caso, é o CRIE de Belo Horizonte”, explicou.
Segundo Poliana, a informatização vai garantir mais agilidade e eficiência no atendimento aos usuários. “A implantação desse sistema vai assegurar maior rapidez no envio e na análise dos processos, o que permitirá que os pacientes sejam atendidos de forma mais oportuna. Além disso, as informações ficarão mais claras e organizadas, trazendo inúmeros benefícios para o processo de trabalho”, destacou.
O sistema também permitirá a elaboração de relatórios, o monitoramento do tempo de resposta e a construção de indicadores para acompanhamento das solicitações, fortalecendo a gestão e a avaliação contínua do serviço.
Para Dênia Antunes, coordenadora de Imunização do município de Água Boa, a implantação do CRIE nos municípios contribui diretamente para a qualificação do atendimento. “A implantação do sistema fortalece um atendimento de qualidade e com mais transparência para todos os envolvidos no processo, além de garantir mais equidade no acesso à saúde”, afirmou.
Ana Carolina Miranda, do setor de Imunização do município de Governador Valadares, também destacou a importância do encontro. “O momento possibilitou uma troca de conhecimentos muito qualificada, fortalecendo e esclarecendo pontos fundamentais para a efetivação do novo sistema”, avaliou.
A inovação trazida pelo sistema do CRIE representa um avanço significativo para os municípios, ao contribuir para a organização dos fluxos, a padronização dos processos e maior agilidade no acesso às informações. O principal beneficiado, segundo os participantes, será o usuário que necessita de imunobiológicos especiais, que passará a contar com respostas mais rápidas para o recebimento das vacinas.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Poliana Marçal
