Curso promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Diamantina preparou profissionais de 31 municípios para atuar na vigilância da qualidade da água
Entre os dias 22/9 e 2/10, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA), promoveu o Curso Básico de Inspeção Sanitária em Formas de Abastecimento de Água para Consumo Humano. A capacitação, realizada em duas turmas, reuniu cerca de 60 profissionais de saúde da Macrorregião de Saúde Jequitinhonha, composta por 31 municípios.
A iniciativa, alinhada à Portaria GM/MS nº 888/2021 e ao Programa Estadual VIGIAGUA, teve como objetivo principal apresentar aos técnicos municipais conhecimentos teóricos e práticos para a realização de inspeções sanitárias em todas as etapas do sistema de abastecimento, da captação à distribuição. O curso teve duração de quatro dias e combinou atividades teóricas em sala de aula com práticas de campo.
A parte teórica abordou desde a operacionalização das inspeções até os detalhes das etapas de tratamento, como coagulação, floculação, filtração e desinfecção. O destaque, no entanto, foi a vivência prática. Os participantes realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em Diamantina, onde puderam observar e analisar os processos aprendidos.
O último dia da capacitação foi dedicado à elaboração de relatórios técnicos em grupo, consolidando o aprendizado e preparando os profissionais para a realidade de suas funções. Essa abordagem garante que o conhecimento adquirido se traduza em ações efetivas nos territórios. “Agora me sinto mais segura e preparada para iniciar um novo capítulo a partir dos conhecimentos aqui adquiridos. Sem essa capacitação seria praticamente impossível o desempenho adequado das nossas ações”, afirmou Aparecida Luiz Pereira, referência técnica do município de Jenipapo de Minas.
A referência técnica do VIGIAGUA na SRS Diamantina, Karen Karina Siqueira, destacou a importância da capacitação para assegurar água de qualidade na região. “O nosso objetivo maior é garantir que a população receba água segura e, com isso, evitar riscos sanitários e agravos causados pelo uso de água imprópria. Essa parceria entre Estado e municípios reafirma que somente com integração, capacitação contínua e compromisso coletivo conseguiremos avançar na proteção da saúde pública em nossa região”, ressaltou.
Elogiada pelos técnicos presentes, a capacitação foi avaliada por muitos como um marco para o aprimoramento das inspeções municipais. “Além de proporcionar conhecimento e atualização, esse tipo de encontro promove um momento muito rico de troca de experiências e compartilhamento de ações exitosas entre municípios. Essa troca de ideias é fundamental, porque saúde é construção diária; precisamos aprender todos os dias”, destacou Juvenira Mendes Nunes, referência técnica de Capelinha.
Por: Ricardo Maciel
Foto: Ricardo Maciel