Canal Minas Saúde completa cinco anos e sinaliza novidades

Imagem

Desde a inauguração, o Canal já ultrapassou a marca de 150.000 alunos. Somente no último trimestre de 2013, novos cursos devem atender pelo menos 8.000 profissionais

 

O Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância chega ao seus 5º aniversário em 2013. Desde a sua inauguração, em 9 de outubro de 2008,  o Canal atua como uma rede estratégica multimídia para o desenvolvimento do programa de educação permanente a distância da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Fundação Renato Azeredo (Framinas).

O diferencial da rede Canal Minas Saúde está na possibilidade de democratizar o conhecimento e criar protocolos, de modo que a mesma informação possa chegar simultaneamente a diversos profissionais do estado.

 

 

Por meio dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância (EaD), o Canal auxilia na otimização dos processos de trabalho e treinamentos, além de gerar economias para os gestores das esferas pública e estadual. Para os servidores, uma oportunidade de se aperfeiçoar e desenvolver habilidades necessárias ao trabalho, sem deslocamentos.

Nesse tempo, além de oferecer cursos de capacitação/extensão direcionados a gestores e profissionais da saúde, para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Canal também pôde ampliar os atendimentos a outros parceiros, como outras secretarias de Estado, a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG), entre outros órgãos. Desde 2011, também assume a condição de projeto estruturador do estado de Minas Gerais.

Evolução

O primeiro curso iniciado pelo Canal em outubro de 2008 foi a especialização Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde. Centrado nas 12 linhas guias da saúde em Minas Gerais, o curso surgiu com a missão de qualificar profissionais das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), além de médicos e enfermeiros da rede estadual. Concluída em 2010, a especialização exibiu 57 videoaulas, em dois anos.

“Nesses cinco anos, a gente vem num processo sempre crescente de avanços, não só quantitativos, mas também qualitativos. Isso ficou muito bem determinado em nossa participação recente no 19° Congresso Internacional de Educação a Distância, em Salvador”, destaca o diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani.

Na oportunidade, importantes instituições ligadas à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) expuseram trabalhos relacionados a EAD. Ao longo da programação, os participantes deixaram claro que fazer um curso para 1.000 alunos já era algo inusitado para as outras instituições. Neste desafio, como observa o diretor, o Canal Minas Saúde está bem à frente. Para se ter uma ideia, somente em seu primeiro curso – a especialização em Gestão da Clínica –, o Canal partiu de um total de 2.500 alunos.

Com relação à quantidade de alunos formados, apenas em 2013, o Canal deve ultrapassar a marca de 60.000 profissionais certificados. O número, aponta Riani, “ultrapassa qualquer universidade, qualquer faculdade que esteja fazendo EAD no país. Um número muito alto e muito importante como marca nesse processo”, completa.

Autor: Jornalismo Canal Minas Saúde

Rolar para cima