Minas Gerais comemora a redução de mais de 70%no número de novos casos de AIDS em 2013 em comparação com o ano anterior, mas a queda no índice e o eficiente programa de tratamento da doença não devem deixar a população relaxada quanto às práticas de prevenção, sobretudo durante o carnaval. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou a prestação de informações às vésperas da principal festa popular do país, a fim de conscientizar os foliões para que se protejam contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) enquanto se divertem.
Neste mês, a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS/PA) entregou panfletos informativos e preservativos masculinos e femininos às Secretarias Municipais de Saúde da jurisdição da SRS, para a distribuição à população, e apoiou um evento destinado a jovens universitários de Pouso Alegre, o qual teve como objetivo conscientizar os estudantes e estimulá-los a serem multiplicadores das informações entre parentes e amigos.
O evento, um trote educativo promovido por docentes e discentes do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), reuniu calouros e veteranos, que receberam “kits Saúde” e puderam se informar melhor sobre a AIDS durante uma palestra do médico Ricardo Luiz Ferreira de Mello, Coordenador do SOS AIDS de Itajubá. A experiência profissional e pessoal do médico em relação à doença fez da palestra uma oportunidade de os jovens se informarem e tirarem dúvidas sobre a prevenção da AIDS de forma descontraída e mais eficiente. Os acadêmicos puderam perceber que apenas saber sobre os métodos de prevenção não basta para a proteção contra a doença; é necessário colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Transmissão da AIDS
A doença é transmitida principalmente por meio da relação sexual, sem o uso de preservativo, com um indivíduo já infectado, mas ocorre também pela transfusão de sangue contaminado ou pelo uso de seringas e agulhas em conjunto, como no caso, no uso de drogas injetáveis. A AIDS e a sífilis podem ser transmitidas durante a gestação ou o parto se não houver um tratamento adequado durante a gravidez e, no caso da AIDS, pode haver transmissão também por meio da amamentação.
Prevenção da AIDS
A prevenção se dá de forma simples, com o uso de preservativos durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas e objetos cortantes e o acompanhamento durante a gestação.
Autor: Panmela Oliveira