Trezentas e sessenta escolas de 48 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizam, até o dia 31 de maio, Campanha de Vacinação de crianças. O trabalho, aprovado por meio da Deliberação 5.180, publicada no dia 16/4 pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) estadual, envolve as secretarias municipais de educação e de saúde, como estratégia para ampliar a cobertura vacinal e possibilitar a atualização dos cartões de vacina.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “ao levar as ações de vacinação para as escolas, as secretarias de saúde e educação ampliam o trabalho voltado para o reforço das coberturas vacinais que já vem sendo implementadas pelos profissionais de imunização”. Segundo Agna, como a estratégia envolve o repasse de informações aos pais, a conscientização quanto à importância da atualização dos cartões de vacina acaba sendo difundida no meio familiar, envolvendo não só as crianças, mas também os adultos.
Entre os municípios da área de atuação da SRS que aderiram à realização da Campanha de Vacinação nas Escolas, as localidades com maior número de educandários envolvidos são: Montes Claros (153); Jaíba (33); Monte Azul (18); Mirabela e Porteirinha (10 escolas em cada município). As atividades foram iniciadas no dia 1/4.
As demais localidades que aderiram à Campanha de Vacinação são: Berizal; Bocaiúva; Botumirim; Catuti; Claro dos Poções; Coração de Jesus; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Espinosa; Francisco Dumont; Francisco Sá; Fruta de Leite; Gameleiras; Grão Mogol; Guaracima; Indaiabira; Itacambira; Janaúba; Jequitaí; Joaquim Felício; Josenópolis; Juramento; Lagoa dos Patos; Mamonas; Mato Verde; Montezuma; Ninheira; Nova Porteirinha; Novorizonte; Olhos D´Água; Padre Carvallho; Pai Pedro; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; São João da Lagoa; São João do Pacuí; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Taiobeiras e Verdelândia.
Pedro Ricardo / Foto: Município de Francisco Sá