O município de Camanducaia, na macrorregião de Saúde Extremo Sul, está recebendo uma Unidade Móvel de Atenção Especializada. Com estrutura moderna e atendimento humanizado, as carretas levam atendimento especializado como exames de imagens como tomografia, por exemplo. Cada carreta tem capacidade para até 60 atendimentos por dia, sendo equipada com consultórios climatizados, sala de esterilização e área de acolhimento.
A unidade instalada em Camanducaia irá ofertar exames de tomografia para a população própria e de municípios da região, fortalecendo a oferta de diagnósticos por imagem e aproximando o cuidado especializado dos usuários
Os usuários poderão contar com exames de Imagem, disponibilizado no âmbito do Programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada a reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a consultas e exames especializados no SUS.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, tem o importante papel de apoiar a articulação regional, garantindo o acesso da população.
Segundo a referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da SRS, Luciana Silveira, é primordial que se faça um levantamento criterioso da demanda represada, realizado em conjunto com os municípios vizinhos, permitindo que a unidade móvel atue de forma estratégica. “A estratégia garante que o atendimento especializado chegue com agilidade a quem mais precisa”, concluiu a referência.
Programa Agora tem Especialistas
Criado pelo Ministério da Saúde para enfrentar o histórico desafio do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas, o Programa articula ações de regulação, financiamento e ampliação da capacidade assistencial, integrando diferentes iniciativas federais lançadas desde 2023.
De acordo com a Portaria GM/MS nº 7.266/2025, o programa busca garantir atendimento mais ágil e equânime, com foco em territórios historicamente mais vulneráveis, ao mesmo tempo em que qualifica a gestão, o financiamento e a força de trabalho da atenção especializada no SUS.
O Componente Prestação de Serviços Especializados em Caráter Complementar inclui a instalação de unidades móveis como a que chega a Camanducaia , é operacionalizado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS) conforme a Portaria SAES/MS nº 3.200/2025.
Por: Otávio Fernandes
Foto: Otávio Fernandes
