Iniciada em 6/10, ação prossegue até o fim do mês para resgatar crianças e adolescentes não vacinados ou que estão com doses em atraso
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos vai distribuir nos próximos dias 55.450 doses de vacinas para os 27 municípios de sua área de abrangência, dentro da Campanha Nacional de Multivacinação 2025. A ação teve início na segunda-feira (6/10) e seguirá até 31/10, com o “Dia D” marcado para o dia 18. O foco é ampliar as coberturas vacinais e atualizar o esquema de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A campanha também contempla jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV – um dos vírus mais comuns das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) -, pessoas de 9 meses a 59 anos que vivem em áreas de risco para a febre amarela e de 12 meses a 59 anos com doses pendentes contra sarampo, caxumba e rubéola.
A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, enfatiza a importância da vigilância contínua e das estratégias intersetoriais eficazes serem constantes, porque as doenças imunopreveníveis permanecem um desafio de saúde. “A prevenção efetiva depende de políticas sustentadas, combate à desinformação, fortalecimento dos sistemas de vigilância e implementação de estratégias inovadoras de comunicação em saúde”, disse.
Por isso, a superintendente faz um apelo aos pais e as pessoas responsáveis pelas crianças e adolescentes. “Verifiquem a caderneta de vacinação de seus filhos e, se houver doses em atraso, procurem a unidade de saúde mais próxima. A vacina é um ato de proteção individual e coletiva”, reforça.
Pela Campanha de Multivacinação, estão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, entre elas BCG, hepatite A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente, pneumocócica, meningocócica, influenza, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, reforço da DTP, varicela, HPV quadrivalente e covid-19.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, destaca que o processo de imunização só é eficaz quando o esquema vacinal é completado. “É sabido que, quando nós tomamos as vacinas, para que elas tenham o efeito desejado, temos que tomar todas as doses recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”, afirma.
A referência técnica em imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, reforça que a campanha tem mostrado resultados positivos. “Com o incremento nas ações anuais das coberturas vacinais, avanços são observados, dentre eles, as campanhas anuais de vacinação, com o objetivo de resgatar os não vacinados e manter uma tendência positiva na consolidação dos dados”, avalia.
Em Passos, município-sede da regional, o Dia D será realizado em 18/10, com oito salas de vacina abertas das 8h às 17h. O cronograma local inclui ainda ações extramuros, como a participação do Vacimóvel em evento na Praça do Coral, no bairro Aclimação, em 12 de outubro.
Segundo a referência técnica municipal em imunizações, Priscila Soares Corrêa Faria, o município tem intensificado as ações para ampliar as coberturas vacinais. “A Secretaria de Saúde de Passos, por meio do setor de imunização, não está medindo esforços para que tenha um aumento nas coberturas vacinais do município”, afirmou. “Estamos com diversas ações extramuros e a parceria com a Secretaria de Educação, que tem nos auxiliado na busca dos faltosos e completando os cartões de vacina”, completou.
Por: Enio ModestoFoto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto