Brumadinho recebe apoio da SES-MG no combate ao mosquito da dengue

Imagem

A cidade de Brumadinho, desde o início do ano, realiza diversas ações para o combate ao mosquito da dengue. Incentivando a coleta seletiva e a mobilização social de cada morador do município, neste final de semana, 10 e 11 de maio, Brumadinho recebe o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para eliminar os focos do mosquito da dengue.

Preocupada em eliminar a dengue e educar a população para um trabalho constante, a Força Tarefa vai atuar, hoje, 10/05, e amanhã, 11/05, das 09 às 15 horas na Quadra Municipal de Esportes, com a presença do Dengômetro e do Dengue Móvel. Além de trocar material reciclável por material escolar, as pessoas que passarem pelo local vão receber o Almanaque Edi & Gita (que ensina as crianças a combater a dengue brincando), o livro Deu a louca no mundo da fantasia, o manual do combatente, adesivos e folhetos que ensinam os passos para eliminar os possíveis focos do mosquito. Como forma de apoiar o trabalho, um carro de som está circulando pela cidade anunciando a ação e o comércio local também está mobilizado.

A referência técnica em educação e saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho, Lizia das Chagas Ferreira, informou que atualmente, na cidade, há 35 casos de dengue notificados e 892 suspeitos. “A intenção de todas as ações realizadas é não deixar que estes números aumentem. Estamos sempre fazendo ações para educar a população e incentivar a saúde. O apoio do estado foi muito importante para que ocorra uma diminuição dos casos”, afirma.

O aluno do ensino fundamental, Guilherme Nunes de Aguiar, de 10 anos, foi um dos primeiros a ir até a quadra levando um pneu e várias garrafas pet. O menino foi alertado sobre os perigos da doença pelo carro de som que circulava pela cidade. “Estas garrafas pet estavam no quintal da minha casa e o pneu eu consegui em uma borracharia. Acho muito legal entregar estes objetos que com água parada atraem o mosquito da dengue para a nossa casa e em troca levar o material escolar”, conta.

A ação de troca e a divulgação de informações sobre a dengue continuarão amanhã, sábado, 11/05, no mesmo local, no período das 09 às 15 horas. Crianças, adolescentes e adultos estão convidados a combater a dengue e consequentemente cuidar da própria saúde.

Dengômetro e Dengue móvel

O Dengômetro é um espaço de convivência e de  acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos dengômetros, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.  O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que troca entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima