Bombeiros promovem curso de desinfecção em ambientes públicos para municípios da Macrorregião Leste

Créditos: Assessoria de Comunicação de Governador Valadares

Resultado das ações propostas, compartilhadas e deliberadas pelo Comitê Macrorregião Leste COVID-19 da Macrorregião Leste, o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, promoveu no dia 16/06, simultaneamente em cidades polo, um curso de capacitação presencial em desinfecção de áreas públicas frente a Covid-19, para técnicos dos municípios das Microrregiões de Mantena, Resplendor, Santa Maria do Suaçuí, Peçanha e São João Evangelista.

“O objetivo do treinamento, como parte das ações de combate à pandemia da Covid-19 em Minas Gerais, foi capacitar os agentes municipais e voluntários nos procedimentos de utilização, manipulação e aplicação de agentes desinfectantes, além do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e a correta operação na desinfecção de áreas públicas. Os militares do CBMMG ensinaram o passo a passo de todo o procedimento para que a operação atinja o êxito em eliminar a COVID-19 nas áreas de aglomeração de pessoas. A parceria CBMMG e SRS-GV resulta no combate efetivo ao coronavírus na região, com a diretriz central de salvar vidas”, destacou o Comandante do 6º BBM, major Luciano Barbosa de Souza.

A capacitação foi aplicada de forma teórica e prática, com orientações sobre como desinfetar locais de concentração de pessoas, como hospitais, cemitérios e rodoviárias, além de procedimentos de paramentação e a forma segura de colocar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

O gestor de saúde do município de Mantena, Ocimar Rufino Pereira, destacou a importância da capacitação para a microrregião: “Esse treinamento foi de grande proveito para todos os participantes, pois além das técnicas de desinfecção, foram abordadas, também, o manuseio correto de EPI’s, bem como o descarte dos mesmos, além do preparo de todas as soluções de desinfecção, de acordo com o ambiente proposto. A parte teórica, baseada em nota técnica da ANVISA, foi realizada na Câmara Municipal e a parte prática foi desenvolvida com a desinfecção pelos profissionais de saúde do Terminal Rodoviário de Mantena”, finalizou.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima