Bom Despacho inaugura leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Créditos: Willian Pacheco

A Regional de Saúde Divinópolis participou da solenidade de inauguração dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar pacientes com Covid-19, na última segunda-feira (15/6), na Santa Casa de Bom Despacho. A microrregião do município era a única da macrorregião Oeste que não possuía leitos de tratamento intensivo. A nova realidade amplia de 40 para 60 leitos hospitalares da Santa Casa e permitirá que mais pacientes da micro e da macrorregião sejam atendidos sem a necessidade de transferência para outras regiões do estado. “Nosso desejo é não precisar deles, mas caso alguém necessite ofereceremos atendimento e tratamento mais efetivos. Minutos fazem muita diferença na hora de salvar vidas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Neide Braga.

O recurso para a aquisição dos equipamentos foi adquirido por meio de emendas parlamentares repassadas aos cofres do município e complementado com R$ 200 mil oriundos do Tribunal de Justiça de Minas.

Participaram da cerimônia o prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa Neto, a secretária municipal de Saúde, Neide Braga, o superintendente regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva e os representantes da Santa Casa de Bom Despacho, Vilson Teixeira Gonçalves, Vânio, Sérgio Maia, José Cardoso Mesquita e Henrique Andrade do Carmo.

O superintendente regional de saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, ressaltou que a abertura da unidade em Bom Despacho vai ser fundamental para o atendimento aos pacientes com a Covid-19. Ele ressaltou que esta era a única microrregião que não havia disponibilidade de leitos de UTI. “Desde o princípio da pandemia, a situação muito nos preocupou porque o equipamento que mais salva vidas dos pacientes graves de Covid-19 é a UTI. Vemos isto aqui com muito orgulho e celebramos a parceria. Isto aqui é construção de saúde pública! É uma resposta para a população. Bom Despacho e a microrregião ficarão mais tranquilas com a abertura destes leitos”, frisou o superintendente.

Para o prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa Neto, é uma enorme satisfação entregar a ala de UTI para população. “Fruto de parceria entre a Prefeitura, o Estado e a Santa Casa, a ação mostra que unidos é possível melhorar a vida das pessoas. É o resultado de muito trabalho, que demonstra nosso compromisso com a população de Bom Despacho e região. ”

A discussão sobre o papel dos hospitais da região começou no dia 18 de março com o levantamento, por meio de planilha, de todos os leitos existentes e potenciais em todos os prestadores SUS do estado. O objetivo foi conhecer a capacidade de ampliação de leitos UTI no estado, dimensionar a necessidade de equipamentos de UTI para aquisição e direcionar a alocação dos recursos da Portaria 395, de 16/03/2020.

O processo de discussão com prestadores, secretários municipais de saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems Regional) durou até 14 de abril. Foram realizadas reuniões por videoconferência com esses membros para definir os hospitais que seriam Referência SRAG – ONCO e/ou obstetrícia, leitos clínicos Covid-19, retaguarda não Covid-19.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima