Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares é Padrão Ouro

DSCN5341

No ano em que o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares completou seu trigésimo aniversário, a unidade da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) acaba de receber mais uma vez o Certificado de Excelência em Bancos de Leite – Padrão Ouro. A premiação aconteceu durante a reunião dos centros de referência, realizada na Fiocruz, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de dezembro.

O certificado é conferido a todos os bancos de leite do país que cumprem rigorosamente o Sistema de Produção da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Além dele, os laboratórios de pasteurização e microbiologia do leite humano também receberam o Certificado de Proficiência – 100%, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz. Um reconhecimento da qualidade que vem sendo aplicada ao banco de leite humano da MOV durante os seus processos.

Segundo a chefe do banco de leite da maternidade, Maria Hercília Barbosa, a meta para 2017 é continuar promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno na região metropolitana, além de promover cursos de manejo do aleitamento materno, assessoria e visitas de monitoramento aos bancos de leite do estado, conforme sua missão como referência estadual. “Temos muito orgulho do trabalho que estamos realizando e nosso desejo é que mais mães e bebês possam se beneficiar da prática do aleitamento, além de distribuir leite pasteurizado para bebês prematuros e/ou doentes”, destaca Maria Hercília.

 

Autor: Aline Castro Alves (Fhemig)

Rolar para cima