Balanço anual do Núcleo Estadual de Mobilização Social

O Núcleo Municipal de Astolfo Dutra (SRS Juiz de Fora) promoveu palestra de conscientização sobre Dengue e Chikungunya, para alunos da 4ª e 5ª séries da Escola Municipal Abílio Linhares. Crédito: José Renato Pinto

Rede é fortalecida com a criação de 101 novos Núcleos Municipais de Mobilização durante o ano

O setor de Mobilização Social, da Assessoria de Comunicação da SES/MG, apresenta balanço das atividades compreendidas entre janeiro de 2014 a 4 de dezembro. Durante o período em questão, foram contabilizadas 2.182 ações de mobilização realizadas pelos Núcleos Municipais. As atividades desenvolvidas por eles englobam tanto o Programa Viva Vida, quanto o Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue.

O número representa um aumento de 56% nas ações comparado ao ano anterior em que foram registradas 1.395 atividades de mobilização social. Outro dado indica o fortalecimento da Rede de Mobilização, criada em 2007: em 2014 foram criados 101 novos Núcleos de Mobilização em municípios pertencentes às 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado. A Rede de Mobilização conta agora com 559 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Esse número expressivo também é comemorado pelas Unidades Regionais de Saúde do Estado que têm o importante papel de coordenar as ações de todos os municípios. As referências técnicas em mobilização de cada cidade encaminham relatórios e fotos comprobatórias das ações desenvolvidas para as Regionais, que orientam, esclarecem dúvidas e dão suporte a todas as atividades realizadas.

Núcleos de Mobilização Social

O desafio da Secretaria de Estado de Saúde é que os 853 municípios de Minas Gerais possuam um Núcleo de Mobilização Social. Ele é composto por referências nas áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária. Entre as atribuições dos Núcleos Municipais está a identificação de parceiros da sociedade civil para que todos juntos consigam alcançar um objetivo comum.

A promoção de ações de mobilização faz parte desse processo de sensibilização do público para determinada causa. Dessa forma, é possível somar esforços e vontades para alcançar um resultado desejado por todos.

Autor: Alexandre Dutra

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.