Avanços na Saúde Ocular: GRS Itabira anuncia início do Programa Miguilim na região

Programa será desenvolvido na região pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste – CISCEL, com o objetivo de promover a saúde ocular, melhorando o desempenho escolar dos alunos.

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação das Redes de Atenção à Saúde, anunciou o início do Programa Miguilim na região, voltado para o atendimento oftalmológico de crianças em idade escolar com problemas de visão. O programa será oferecido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (CISCEL) e abrangerá os municípios das microrregiões de Saúde de Itabira e João Monlevade, com o objetivo de promover a saúde visual, e melhorar o desempenho escolar dos estudantes.

No primeiro dia de atendimento, em 18/9, realizado em Itabira na sede do consórcio, o oftalmologista Marcelo Buitrago conduziu as consultas e, após diagnóstico, encaminhou as crianças que precisam de correção visual para a medição dos óculos. A escolha do modelo foi feita pelas próprias crianças, com várias opções disponíveis para garantir conforto e satisfação.

A presidente do CISCEL, Cleidileny Aparecida Chaves, prefeita de Itambé do Mato Dentro, destacou que o programa, em parceria com o Estado, é oferecido gratuitamente aos municípios consorciados. “Tudo que trazemos de bom para o município, especialmente serviços gratuitos, nos deixa muito felizes”, afirmou.

O diretor da GRS, Maurício Marques, ressaltou que o programa realiza refração visual em crianças de 5 a 18 anos, promovendo a reabilitação visual e melhorando a saúde ocular dos estudantes. “A correção da visão é essencial, pois problemas refracionais são uma das principais causas de baixa visão em crianças”, comentou.

Tatiana Gomes Vieira Fonseca, referência técnica do Programa Miguilim na Coordenação das Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da GRS Itabira, explicou que a triagem ocular é feita nas escolas pelo Teste de Snellen, permitindo identificar problemas de visão. Quando alguma alteração é detectada, os alunos são encaminhados à atenção primária, que os direciona ao serviço de regulação de Itabira para o agendamento das consultas.

Ela reforçou que, apesar das dificuldades, o início dos atendimentos representa uma conquista significativa após longos períodos de planejamento e esforço. “Foi uma grande luta para chegar até aqui, e agora estamos iniciando os atendimentos para garantir o cuidado que as crianças da região merecem”, afirmou Tatiana.

Programa Miguilim: Avanços na Saúde Auditiva e Ocular nas Escolas Públicas de Minas Gerais

O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria de Educação (SEE-MG), criado pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. O objetivo é ampliar a promoção e prevenção da saúde auditiva e ocular nas escolas públicas.

O programa oferece triagem audiológica infantil e oftalmológica, consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia, e concessão de óculos quando necessário. A triagem auditiva atende crianças de 0 a 4 anos e a ocular alunos de 5 a 18 anos.

Estima-se que 210.500 crianças e 4 milhões de alunos serão atendidos. O Governo de Minas repassará R$ 35,6 milhões anuais aos municípios para consultas, exames e óculos.

Por Flávio A. R. Samuel

Foto: Arquivo CISCEL

Rolar para cima