Aula inaugural do CEGETS marca início das comemorações do aniversário da ESP-MG

Imagem

Para dar início às comemorações dos seus 70 anos, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebe a segunda turma do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CEGETS). 

O curso, que teve início na manhã de hoje (22), é um acordo de cooperação entre o Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, em parceria com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).

A aula inaugural contou com a presença dos 35 alunos vindos de diversos municípios de Minas Gerais, servidores da Escola e da SES-MG, além de representantes do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Ana Luiza Stiebler Vieira, representante da Coordenação do curso e pesquisadora da Fiocruz, após serem apontadas deficiências na capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das pesquisas realizadas pelo Instituto de Medicina Social e pelo COSEMS em 2004 e 2006, respectivamente, o curso coordenado pela ESP-MG é um importante meio de tratar as falhas de qualificação dos gestores da área de saúde. “É um desafio tratar a educação desses gestores que são frutos da precarização da situação do trabalhador e da dificuldade em se desenvolver um programa de Educação Permanente”. Ela ainda destacou que a proposta da qualificação é fazer diferença na formação desses gestores.

Rodrigo Vicente Rodrigues, aluno do curso e Secretário Municipal de Saúde de Baldim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ressaltou a importância do curso, tendo em vista a carência que se tem na questão da qualificação de gestores. Para ele a capacitação só vem a somar nos esforços para que a cada dia o atendimento e a gestão no SUS melhore.

A Superintendente de Educação da ESP-MG, Ludmila Brito e Melo Rocha, deu as boas-vindas aos alunos e convidados e falou sobre o bom momento em que os alunos iniciam no CEGETS. Ela destacou que a Escola passou por reformulações e se fortaleceu em diversas temáticas, fazendo potentes parcerias com a SES-MG, o Ministério da Saúde e outros atores da saúde pública e coletiva, que potencializam as discussões de qualificação pautadas pela Educação Permanente em Saúde (EPS).

O curso

O CEGETS será realizado durante todo esse ano e no final do curso os alunos irão elaborar seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) com uma intervenção em seus locais de atuação, mostrando a realidade de cada município.

Nessa primeira aula, os alunos participaram da palestra “Gestão na Educação na Saúde”, ministrada por José Rodrigues Freire, assessor do gabinete do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Autor: Danny Eloi

Rolar para cima