O desastre ambiental de Mariana será tema de seminário e mostra fotográfica organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O evento “Paisagens que Transformam” integra a Semana Nacional de Museus e vai reunir, pela primeira vez, em Belo Horizonte, bombeiros, especialistas da área de segurança e outros agentes envolvidos nas operações para debater a atuação dos órgãos e as implicações sociais e políticas da tragédia.
O seminário, que é aberto à população, reunirá todos os órgãos que deram a primeira resposta ao desastre, como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério Público, dentre outros. Haverá também um segundo momento, que abordará a reconstrução após o desastre, com representantes do direito ambiental, da psicologia e de moradores da região de Mariana que foram afetados pelo rompimento.
Mostra fotográfica
A exposição fotográfica retratará a percepção dos bombeiros e policiais que estiveram nas operações e também o antes e o depois dos ambientes afetados pela lama, mostrando a transformação da paisagem. A sala da exposição estará ambientada cenograficamente com objetos que remetem ao desastre em Mariana.
O Museu dos Militares Mineiros (MMM) é dedicado à memória da atuação dos Bombeiros e Policiais de Minas Gerais. A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), traz como tema, em sua 14ª edição “Museus e Paisagens Culturais”.
A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil.
Serviço:
Paisagens que Transformam – O Corpo de Bombeiros Militar e o rompimento da barragem em Mariana
Seminário: 17 e 18 de maio – Teatro do Izabela Hendrix – Rua da Bahia 2020, Lourdes/Belo Horizonte
Mostra Fotográfica: 16 de maio a 17 de junho – Museu dos Militares Mineiros – Rua Aimorés 698 – Funcionários. Acesse o site para saber a programação e fazer sua inscrição.
Autor: Agência Minas