Faltando menos de cem dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Tour da Tocha Olímpica já movimenta algumas cidades mineiras para receber a maior competição esportiva do mundo. Nesta sexta-feira (13/05), o comboio olímpico percorre os municípios de Ouro Preto, Itabirito e Inhotim, em Brumadinho. Amanhã (14/05), é a vez da capital mineira receber o Tour e haverá um grande evento em celebração à ocasião. Assim, até a próxima segunda-feira (16/05), a Tocha terá percorrido 35 localidades, cerca de 2.700 quilômetros em solo mineiro, e passará pelas mãos de pelo menos 200 cidadãos do Triângulo Mineiro à Zona da Mata até partir em direção ao litoral do Brasil.
Para garantir a identificação e resposta rápidas a situações de saúde pública que superem a capacidade de atuação das esferas municipais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem atuado em conjunto com a Secretaria de Estado de Defesa Social e outros órgãos de defesa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “Durante toda a realização do Tour, a Coordenação Estadual de Urgência e Emergência estará de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle com o objetivo de monitorar e comandar juntamente aos outros órgãos toda a ação de saúde e segurança dos envolvidos neste evento. Assim, no caso de, por exemplo, um espectador do evento sofrer algum mal súbito, ou um profissional do comboio tiver um acidente de trabalho, a equipe de saúde é acionada para prestar atendimento a essa vítima”, esclareceu a Coordenadora Estadual de Urgência e Emergência da SES-MG, Luciana Felisberto.
Com três unidades móveis e uma regional – essa última sediada na Cidade Administrativa, o CICC conta com tecnologia de ponta para auxiliar a tomada de decisões rápidas de forma integrada e aumentar o monitoramento dos eventos com câmeras de grande alcance. As unidades móveis do CICC têm percorrido, desde o início do Tour da Tocha, os municípios de Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Nessas cidades, o Tour se estende por uma noite para a realização de festividades relacionadas aos jogos olímpicos.
A SES-MG também disponibilizou para o comboio de segurança uma Unidade de Suporte Avançado de vida Móvel. “O objetivo é prestar atendimento de saúde aos envolvidos no evento em situações de risco iminente. A equipe é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Macro Região Sul de Minas, que está treinada para esse atendimento junto a outros órgãos do Estado que fazem parte da segurança do evento”, esclareceu Luciana.
Minas 2016
Como coanfitriã dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Minas Gerais receberá 10 jogos dos torneios de futebol no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A preparação para as Olimpíadas em solo mineiro também terá a presença dos comitês e delegações da Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica, Canadá, China, Sérvia e Brasil, que usarão centros de treinamento credenciados em 12 cidades, para a preparação final antes das Olimpíadas. Em Belo Horizonte, a SES-MG irá acompanhar e apoiar o fluxo local de saúde junto a um centro integrado de segurança instalado a cada dia de jogo, disponibilizando ainda duas unidades do SAMU 192 para atendimento de urgência.
Autor: Pollyana Teixeira