Confira as dicas da Secretaria Estadual de Saúde para manter o organismo saudável e aproveitar a folia
Para aproveitar os dias de folia é necessário ter muito pique. Com a proximidade do carnaval, milhões de brasileiros já estão prontos para uma maratona de alegria, diversão, blocos, trios elétricos e samba no pé. E não importa se você vai estar em algum clube, nas ruas ou na praia. Para aproveitar todos os momentos com disposição e energia é preciso tomar alguns cuidados.
As festas de carnaval normalmente exigem esforço físico, o que significa suor em excesso, além disso, as pessoas tendem a abusar da ingestão de bebidas alcoólicas e dormir poucas horas de sono. A nutricionista da Coordenadoria Estadual de Alimentação e Nutrição de Minas Gerais, Joyce Xavier, explica que apesar de ser um momento mais descontraído, um descuido, principalmente com a alimentação, pode acabar com a festa. Mas algumas atitudes e práticas saudáveis podem evitar que possíveis efeitos nocivos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas, ingestão de comidas pesadas, alto gasto energético, longa exposição ao sol e poucas horas de sono agridam de forma exagerada o organismo.
Por isso, preparamos uma série de dicas sobre alimentação e hidratação para você curtir ao máximo os dias de folia, sem que o corpo fique exausto e sem estragar a festa de ninguém.
A preparação
• Inicie a hidratação com antecedência para ter mais disposição. Para uma hidratação adequada é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos (água, sucos de frutas naturais e água de coco).
• Pratique atividades físicas, principalmente aeróbicas (para aumentar a sua resistência física) nos dias que antecedem a festa.
• Faça uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa para ter bastante energia na hora da folia.
• Evite alimentos gordurosos, além de favorecer o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de “estufamento”. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado, por exemplo.
Durante a festa
• Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida.
• Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão dando a sensação de estômago pesado e de moleza.
• Alimente-se durante a festa e não fique mais que três horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos.
• Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. Essas bebidas são muito calóricas (uma lata de cerveja possui 147 calorias e corresponde, por exemplo, a um lanche pequeno), além de aumentar a diurese, que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.
• É preciso cuidado com o exagero nas bebidas energéticas. O consumo deve se limitar a uma lata por dia, porque cada pessoa reage de uma forma diferente e algumas sentem um grande mal estar e coração acelerado.
Autor: Luciane Marazzi