Um artigo sobre o projeto Monitora Melhor, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, passou nas duas etapas da Jornada Rumo ao SUS Ideal, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e foi selecionado para integrar um livro que será publicado sobre o tema. O Monitora Melhor é um projeto da SRS Passos criado para qualificar o monitoramento de indicadores e resoluções, entre outras ações dos municípios na execução de programas e políticas públicas de saúde.
Com a Jornada Rumo ao SUS Ideal, a SES-MG busca identificar, valorizar e disseminar boas práticas de gestão em saúde pública desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sob o título “Projeto Monitora Melhor: uma qualificação voltada para resultados”, o artigo passou nas duas etapas da “Jornada” e foi um dos 49 textos selecionados, dentre 170 experiências de sucesso desenvolvidas em todo o estado.
Esses artigos serão compilados no livro “Jornada Rumo ao SUS Ideal: Boas Práticas na Gestão da Saúde de Minas Gerais”. Será uma obra institucional da SES-MG para registro, valorização e divulgação das experiências que têm dado certo.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS Passos, Camila Ribeiro Correia Amano, a publicação terá versões impressa e digital. A versão on-line vai trazer todos os artigos da segunda etapa, para garantir “ampla visibilidade e acesso público às práticas apresentadas”. A versão impressa será composta de textos selecionados “por critérios editoriais, como coerência temática, diversidade de áreas, representatividade institucional e equilíbrio entre as experiências”.
“O reconhecimento do Projeto Monitora Melhor na segunda etapa da Jornada Rumo ao SUS Ideal representa, para a SRS Passos e para a Vigilância em Saúde, a validação institucional de um trabalho técnico qualificado, construído a partir das necessidades reais do território”, avalia Camila Ribeiro.
O Monitora Melhor foi iniciado em maio de 2024 e encerrado em setembro de 2025, com apresentação do resultado dos dois ciclos de monitoramento para os gestores em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite).
Ao longo desse tempo, o projeto foi se consolidando como uma estratégia de qualificação regional, apoiando municípios no uso de indicadores da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde, para a tomada de decisão baseada em evidências, conforme analisa a coordenadora. “O projeto envolveu a preparação técnica da equipe regional, levantamento e análise de dados dos sistemas oficiais, realização de reuniões presenciais e devolutivas estruturadas aos municípios”, disse.
Com o Monitora Melhor, a SRS Passos cumpriu um ciclo completo de monitoramento nas quatro microrregiões de Saúde – Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso – abrangendo os 27 municípios da região. “Em cada monitoramento, foram analisados indicadores prioritários das duas áreas temáticas”, conta Camila Amano.
“O Monitora Melhor gerou um impacto direto e positivo nas ações municipais, principalmente ao qualificar a gestão e o uso da informação em saúde”, afirma, justificando que “o projeto fortaleceu a capacidade dos municípios de compreender, analisar e utilizar indicadores, permitindo que decisões deixem de ser baseadas apenas na percepção e passem a se apoiar em dados confiáveis.”
Por: Enio Modesto
Foto: Ascom SRS Passos – Reunião do Monitora Melhor em novembro de 2024
