A primeira reunião de 2026 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada no dia 30/1 por videoconferência, marcou o início da mobilização dos 86 municípios da macrorregião de Saúde Norte para a realização do “Dia D” Minas Unida Contra o Aedes, que ocorre no dia 28/2. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva reforçar as ações dos 853 municípios do estado para a eliminação de focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
“Aproveitando a realização do mutirão de recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água e servem como focos de proliferação do Aedes aegypti, o mutirão também envolverá a mobilização de pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para a vacinação contra a dengue. As vacinas já foram disponibilizadas para todos os municípios e a iniciativa de unir a realização do mutirão com o incentivo à vacinação constitui estratégia importante para a conscientização da população para o enfrentamento às arboviroses”, ressaltou Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
Ainda de acordo com a coordenadora, “o reforço da mobilização da população é importante neste período sazonal, uma vez que a alternância de dias de chuva e de calor contribuem para a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, os levantamentos rápidos de índices para Aedes aegypti reforçam que mais de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão no interior de domicílios”.
A superintendente regional de saúde, Dhyeime Marques, entende que “a campanha Minas Unida Contra o Aedes reforça a importância e necessidade da ampla mobilização dos municípios e da população para as ações de prevenção contra as arboviroses, levando em conta se constituir um sério problema de saúde pública enfrentado anualmente pelo país”.
Dados do painel epidemiológico das arboviroses mantido pela SES-MG apontam que até o dia 30/2 foram notificados 7.832 casos de dengue no estado e 1.926 casos confirmados. Seis óbitos estão em investigação.
Por outro lado, neste ano já foram notificados 735 casos de febre chikungunya e 485 confirmados. O painel também aponta a notificação de oito casos de zika vírus e um caso confirmado.
No Norte de Minas o painel epidemiológico aponta que neste ano já foram notificados 1.131 casos de dengue e 118 confirmados. Também já foram notificados 35 casos de febre chikungunya e três confirmados.
Vacina
No dia 26/1 a Superintendência Regional de Saúde iniciou a ampliação da vacinação contra a dengue no Norte de Minas, com o repasse de 16.037 doses de imunizantes para 48 municípios que integram a sua área de atuação.
A vacinação de crianças e adolescentes foi iniciada em dezembro de 2023 contemplando inicialmente Montes Claros, Claro dos Poções, Itacambira, Glaucilândia, Juramento e Mirabela, que já receberam 23.291 doses do imunobiológico.
O quantitativo inicial de doses destinado a cada localidade foi definido de acordo com o público residente e será ampliado a partir de solicitações das secretarias municipais de saúde.
Por: Pedro Ricardo
Foto: SRS Montes Claros – Mutirão contra a dengue realizado em 2024 em Rio Pardo de Minas
