Araújos e Perdigão recebem o “Minha Cidade sem dengue”

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais começou  hoje,28 de junho, os trabalhos  de mobilização Social nos municípios de Araújos e Perdigão para o enfrentamento à dengue. Estas  ações que são desenvolvidas em parceria com instituições municipais, Secretaria de Educação, bancos e igrejas. 

A troca de latinhas, pets e pneus por material escolar  se estende até amanhã, 29 de junho, no “Minha Cidade sem Dengue” na Praça da Matriz da Paroquia Nossa Senhora da Saúde, em Araújos. Em Perdigão não é diferente. A população mobilizada a combater o mosquito transmissor da dengue pode ir até à Praça da Matriz. Nas duas cidades o evento acontece de 9 às 15 horas. Além de ajudar o município e o Estado de Minas Gerais a controlar a proliferação do Aedes Aegypti, os cidadãos contarão com apresentações artísticas, de peças teatrais e banda Polícia Militar de Nova Serrana e ginástica.

 A ação promovida pela SES em parceria com os municípios é uma oportunidade de desmistificar alguns mitos sobre a dengue e conscientizar os moradores já que  80% dos focos de dengue são encontrados nas residências. A mobilização social se torna  uma ferramenta essencial para atualizar  e informar as pessoas sobre as ações que efetivamente possuem resultado.

“ Acho esta ação muito boa, pois é uma iniciativa importante para combater a dengue. Nós precisamos ser incentivados e temos de ter esta obrigação, esta consciência”, ressaltou a avó de Rafael Thales de Abreu, Maria Neide Santos, 50 anos, contando que o Neto acordou cedo para juntar o material para trocar.

O aluno do 6 º ano, Gustavo Custódio Lopes, 12 anos, também ajudou e ajuda a combater a dengue. “ Eu tiro os vasos das plantas para não deixar água acumular e guardo as pets em local seguro”, explicou o aluno.

Para a Coordenadora de Atenção Primária de Araújos, Melina de Oliveira Silva, esta uma excelente oportunidade para mobilizar a população. “Considero importante este tipo de evento que consegue mobilizar a população, principalmente as crianças para o combate a dengue”, destacou a Coordenadora. A Secretária Municipal de Saúde de Perdigão, Tatiany Kristine Santos, acrescentou: “O trabalho foi muito bem aceito pelas parcerias e pela população”.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima