Aplicativo para atendimento médico online é assunto em reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste

Crédito: Déborah Goecking

As Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul realizaram na última quarta-feira (06/5), a 5ª reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste através de videoconferência. Participaram desse encontro virtual os diretores e respectivas equipes técnicas das duas Regionais de Saúde, comandantes da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais, presidentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerias (COSEMS) de Teófilo Otoni e de Pedra Azul, gestores municipais das cidades sede de Micro da Macrorregião Nordeste, representante do Ministério Público Estadual entre outros convidados. Um dos assuntos tratados durante a reunião foi sobre a plataforma estadual de telemedicina criada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerai (SES-MG) no combate à Covid-19.

Segundo Leonardo Figueiredo Santos, técnico do Núcleo de Regulação da Regional Teófilo Otoni, o aplicativo SAÚDEDIGITAL MG COVID-19 será utilizado para teleatendimento à população como forma de evitar o deslocamento desnecessário de pacientes aos serviços de saúde, desonerando a carga de trabalho nestes estabelecimentos e prevenindo novas contaminações.

Além de médicos estão sendo recrutados também enfermeiros e psicólogos que prestarão um serviço voluntário em prol de uma assistência de qualidade e acessível à população enquanto durar a pandemia.

“A pessoa acessa o aplicativo e agenda sua consulta com o profissional. Se esse paciente precisar de um encaminhamento, esse profissional faz pelo próprio aplicativo. O mesmo ocorrerá se a pessoa precisar de algum tipo de medicamento, o médico poderá emitir uma receita digital para esse paciente”, afirma Leonardo.

O aplicativo está em fase de operacionalização, realizando adaptações e personalizações na plataforma, bem como seleção e treinamento dos profissionais de saúde. Ao participar desta ação, os profissionais de saúde têm a possibilidade de se colocarem a serviço da humanidade e da vida estando em suas residências, em um esforço conjunto para o bem da Saúde em Minas.

Saúde Digital:

Com a pandemia do novo coronavírus, as áreas de todos os segmentos do mundo inteiro tiveram que se reinventar e adaptar a essa nova realidade em que o isolamento e distanciamento social se fazem necessários para conter a propagação acelerada do vírus.

A  telemedicina é mais um recurso para que os atendimentos à saúde possam ser oferecidos sem necessidade de contato físico entre equipes médicas e pacientes. O Ministério da Saúde reconheceu o procedimento pela Portaria 467/20, permitindo realizar consultas, diagnósticos, laudos de exames, emissão de receitas e atestados médicos por meio virtual neste período de pandemia do coronavírus, salvaguardando as exigências previstas em lei, assegurando ainda a integridade, o sigilo e a segurança das informações.

Os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos) interessados em atuarem como voluntários deverão encaminhar e-mail para telemedicina@saude.mg.gov.br, informando os seguintes dados: Nome, Registro em Conselho Profissional, CPF, e-mail, telefone de contato; ou se inscreverem por meio do sítio eletrônico conforme link a seguir: http://rededevoluntariado.saude.mg.gov.br/.

Autor: Déborah Goecking

Rolar para cima